Empresas químicas apoiam 16 projetos para melhoria social em Estarreja

As empresas químicas do PACOPAR entregaram. no dia 18 de março, apoios financeiros a 16 projetos de 15 entidades da comunidade, no valor de 40 mil euros.

segunda, 30 de março 2015

A Air Liquide, AQP, CIRES, CUF-QI e Dow Portugal elegeram candidaturas nas áreas de educação, apoio social, proteção civil, sustentabilidade ambiental e investigação científica, que contribuirão para o benefício social da comunidade de Estarreja.

As subvenções entregues enquadram-se no programa anual de apoios financeiros do PACOPAR e irão contribuir para a aquisição de materiais educativos em escolas, de equipamentos para diversas instituições de solidariedade social e bombeiros, para a investigação científica relacionada com a relação do Complexo Químico de Estarreja e a comunidade envolvente e ainda para a formação sobre ecologia envolvente e preservação ambiental.

Das 15 entidades contempladas, 11 são instituições que desenvolvem atividades de apoio e solidariedade social, sendo as restantes de âmbito académico, de educação e formação ambiental e ainda de proteção civil. Os apoios concedidos privilegiam assim, além de áreas de atuação diretamente relacionadas com a missão do PACOPAR, projetos direcionados para o apoio social no concelho. Nos últimos anos, as empresas do Painel têm considerado os projetos de cariz social uma prioridade, tendo em conta as crescentes necessidades locais registadas, em consequência das dificuldades económicas e financeiras do país.

“Temos de ser sensíveis às carências da comunidade e conciliá-las com a missão do PACOPAR de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de Estarreja. Ainda que neste período de maiores dificuldades económicas, os projetos de natureza social tenham tido mais atenção, não foram esquecidas as áreas da educação e da preservação ambiental, a proteção civil e a investigação científica, que sendo de atuação transversal na comunidade são essenciais ao seu desenvolvimento. A nossa escolha reside na convicção de que estes apoios financeiros se traduzem em valor acrescentado para a comunidade”, considerou Pedro Gonçalves, diretor industrial da CIRES e atual responsável do Secretariado do PACOPAR.

Promovido pelas empresas do Complexo Químico de Estarreja (Air Liquide, AQP - Aliada Química de Portugal, CIRES, CUF-QI e Dow Portugal), o programa de apoios financeiros do PACOPAR pretende ajudar a concretizar projetos sem fins lucrativos, que, conforme o regulamento, contribuam para a melhoria da qualidade de vida em Estarreja e para a promoção de uma relação biunívoca da realidade industrial do Complexo com a comunidade.

As entidades beneficiárias este ano foram o Agrupamento de Escolas de Pardilhó, o Agrupamento de Escolas de Estarreja, a Associação de Solidariedade Estarrejense, a Associação de Solidariedade Social Filantrópica Veirense, a Associação EcoNativa, a Associação Humanitária de Salreu, os Bombeiros Voluntários de Estarreja, o Centro Paroquial e Social de Santa Marinha de Avanca, o Centro Paroquial de Assistência da Freguesia de Pardilhó, o Centro Social e Paroquial da Freguesia de Fermelã, a Cerciesta, a Fundação Cónego Filipe de Figueiredo, a Associação Quinta do Rezende, a Santa Casa da Misericórdia de Estarreja e a Universidade de Aveiro.