5º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil: Saber contar as histórias

Promovido pela Biblioteca Municipal de Estarreja, esta iniciativa vai desafiar a aprender a contar histórias e a criar narrativas à volta de objetos e de obras nos workshops "Contadores de Histórias" e "As Histórias e os Objetos". Inscrições até dia 10.

sábado, 04 de abril 2015

Os workshops “Contadores de Histórias”, orientado por Elsa Serra (11 abril), e “As Histórias e os Objetos”, dirigido por Mafalda Milhões (18 abril) irão ajudar os mediadores de leitura, profissionais ou não, a encontrar as melhores técnicas para cativar o ouvinte.

Elsa Serra é contadora de histórias há 16 anos e vai orientar a oficina “Contadores de Histórias” no sábado, dia 11, a partir das 10h. Cada participante irá encontrar e explorar as inúmeras possibilidades de interligação texto/ voz/ corpo, descobrindo “o Contador de Histórias” que é.

Autora dos livros infantis Ungali, O Senhor das Barbas Brancas, A Lua Ensonada e Quero ser escritor (com Margarida Fonseca Santos), Elsa Serra foi distinguida no III Concurso Internacional Cuento en Corto, organizado por Red Internacional de CuentaCuentos, com o conto "A História da Velha”.

“A leitura é inata”. Com base neste princípio, Mafalda Milhões vai orientar a ação “As Histórias e os Objetos” com o propósito de dar a conhecer a mediadores de leitura uma série de ideias que estimulam e dão continuidade à nossa capacidade natural para a leitura.

Segundo Mafalda Milhões, - contadora de histórias, mas também editora, livreira, autora e ilustradora - ler é "ouvir, sentir, escutar e observar". Mafalda Milhões é responsável pelo projeto editorial “O Bichinho de Conto”, um projeto inovador na área da Literatura.

As inscrições para estas ações de formações estão abertas até dias 10 de abril e têm um custo de participação de 15€ cada. Os interessados podem inscrever-se através do e-mail biblioteca.municipal@cm-estarreja.pt ou do número de telefone 234 840614.

Com o objetivo de fomentar discussões acerca do estado da literatura infantil e juvenil e permitir o diálogo entre os interessados no universo do imaginário infantil, o 5º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil volta-se para um público de estudantes, professores, profissionais da área e demais interessados, instigando-os a discutir os aspetos lúdicos, imagéticos, poéticos e linguísticos das obras literárias destinadas aos públicos infantil e juvenil.

+ INFO sobre os workshops

[dia 11, sábado | 10h-13h/ 14h30-18h]
Workshop de Contadores de Histórias, com Elsa Serra

Contar uma história é um momento único, é seduzir o ouvinte, é convidá-lo a apaixonar-se pela história, livro, leitura e pela oralidade. Como contar uma história? Porquê contar uma história?

Neste curso são abordados vários estilos, percursos e métodos e as diversas opções para cativar a atenção de quem ouve. E de uma forma descontraída os participantes são convidados a analisar as suas dúvidas e receios ao contar uma história. Será uma oficina em que cada participante irá encontrar e explorar as inúmeras possibilidades de interligação texto/ voz/ corpo, descobrindo “o Contador de Histórias” que é.

. Público-alvo: Pais, Encarregados de Educação, Professores, Educadores, Auxiliares de Educação, Bibliotecários, Técnicos de Biblioteca, Animadores Socioculturais, Mediadores da leitura e Público geral.
. Duração: 6h

Elsa Serra
Contadora (narradora) de Histórias desde 1999. Ganhou o Prémio Especial, Cuento con mención especial del III Concurso Internacional Cuento en Corto: "A História da Velha" concurso organizado por Red Internacional de CuentaCuentos. Em 2012, representou Portugal, como contadora de história e oradora, no Salão do Livro de Guarulhos, São Paulo, Brasil. Fundou o Projecto Contalá – Para Navegar num Mar de histórias, site sobre livros de literatura infantil com vídeo-book’s. Autora dos livros infantis Ungali, O Senhor das Barbas Brancas, A Lua Ensonada e Quero ser escritor (com Margarida Fonseca Santos). É formadora em oficinas e ateliers de escrita criativa.

[dia 18, sábado | 10h-13h/14h30-18h]
Workshop “As Histórias e os Objetos”, com Mafalda Milhões

Criando narrativas simples à volta de objetos e de obras, misturamos os gostos de pais, filhos, avós, netos, professores, educadores, animadores e outros mediadores de leitura.

Trabalham-se obras de referência, como Andersen, Perrault, Grimm, La Fontaine, bem como contos de tradição oral. Trata-se da ideia de que a leitura é inata, é cimentada e justificada por comportamentos e exemplos em diferentes contextos. Com este trabalho pretendemos criar e dar a conhecer a mediadores de leitura uma série de ideias que estimulam e dão continuidade à nossa capacidade inata para a leitura.

. Número de participantes: mínimo 15 e máximo 25
. Duração: 7 horas

Mafalda Milhões
Nasceu em Mirandela em 1978 e é responsável pelo projeto editorial “O Bichinho de Conto”, um projeto inovador na área da Literatura. Mafalda é contadora de histórias, mas também editora, livreira, autora e ilustradora. A sua ilustração expressa bem as suas ideias e personalidade. Trata-se de uma ilustração muito rica, conceptualista e ideográfica, que introduz materiais diversificados que apelam aos sentidos. Segundo Mafalda Milhões, ler é "ouvir, sentir, escutar e observar".

:: INSCRIÇÕES ATÉ DIA 10 de ABRIL
Valor de participação por cada workshop 15€
Inscreva-se através do e-mail biblioteca.municipal@cm-estarreja.pt ou do número de telefone 234 840614.