Estarrejenses já sentem alívio na conta do IMI

Câmara estuda novas formas de diminuição dos impostos

quarta, 08 de abril 2015

Em Estarreja, no mês em que se começa a pagar o IMI, nem tudo são más notícias. A descida da taxa do imposto sobre os imóveis em 12,5%, implementada pela Câmara Municipal com o objetivo de aliviar o orçamento das famílias estarrejenses, começa agora a ter os seus resultados práticos. Por exemplo, num prédio avaliado em 100 mil €, a fatura será inferior em 50€ relativamente ao ano anterior. Por outro lado, a autarquia promete estudar novas formas de apoio às famílias por via da redução dos impostos de cariz municipal.

A medida da Câmara Municipal começou agora a ter resultados visíveis para os proprietários dos imóveis. A descida é significativa atingindo uma redução de 12,5%, de uma taxa de 0,4% em 2014 (e anos anteriores) para 0,35% em 2015, para os prédios urbanos avaliados, e surge num cenário de reavaliação geral dos imóveis que levou a um aumento generalizado do valor patrimonial dos mesmos em Portugal.

Globalmente, a medida representa um valor total de cerca de 400.000,00€ que não entram nos cofres da autarquia e que a Câmara Municipal “devolve” aos estarrejenses, porque o executivo assumiu essa opção logo no início de 2014, na sequência da proposta da aplicação do saldo de gerência, aliviando desta forma a carga fiscal aos munícipes.

Estarreja encontra-se desta forma no restrito grupo de autarquias que desceram a taxa de IMI. Apenas 23 Câmaras Municipais decidiram desagravar o imposto municipal sobre imóveis a cobrar em 2015 (notícia aqui).

Para além da redução da taxa de IMI, a câmara estarrejense reduziu ainda em 38% (de 5% em 2014, para 3,5% em 2015) a comparticipação a arrecadar no IRS dos sujeitos passivos com domicílio fiscal no concelho de Estarreja.

Para 2016, a Câmara Municipal está a estudar novas formas de alívio da carga fiscal, nomeadamente no que se refere aos agregados familiares mais numerosos, e a operações urbanísticas e prédios alvo de reabilitação urbana, integrados na futura ARU (Área de Reabilitação Urbana) de Estarreja.

Redução do IMI em Estarreja - alguns exemplos:

. Um Prédio Avaliado em 100.000,00€ pagou em 2014 400€, em 2015 pagará 350€.
. Um prédio avaliado em 200.000,00€ pagou em 2014 800,00€, em 2015 pagará 700,00€.