Dia Nacional dos Moinhos: Rota dos Moinhos de Avanca

Último dia de inscrições

Estarreja alia-se às comemorações do Dia Nacional dos Moinhos e do Dia dos Moinhos Abertos, dando a conhecer os belos exemplares presentes no concelho, nomeadamente na freguesia de Avanca, e dedicando dois dias ao inestimável valor patrimonial a 11 e 12 de abril.

quarta, 08 de abril 2015

Uma iniciativa do Município de Estarreja e da Confraria da Broa de Avanca.

Programa

Sábado, 11 de abril // MOINHO DE MEIAS Visitas guiadas e demonstração da atividade do moinho

Domingo, 12 de abril // ROTA DOS MOINHOS DE AVANCA Passeio de bicicleta pelos Moinhos de Meias, Zangarinheira e Arcã, com almoço na Quinta do Marinheiro.

:: Inscrições até dia 8 de abril para broadavanca@gmail.com

As inscrições têm o valor de: 2,5€ com direito a t-shirt e degustação de broa; 10€ com direito a t-shirt e almoço.

Moinho de Meias
Recuperado pela Câmara Municipal de Estarreja, esta é uma das heranças construídas que importa salvaguardar, como uma das nossas marcas de identidade rural e desta forma contribuir para a valorização do Património Molinológico do Concelho. Localizado na Quinta do Marinheiro, Avanca, o Moinho de Meias é hoje um espaço pedagógico onde se realizam atividades lúdicas e de educação ambiental. O engenho dos moinhos, agora em funcionamento, traz à tona um modo de vida de um passado não muito longínquo e relembra a força motriz da água como um bom exemplo do aproveitamento dos recursos naturais.

Desfrute dos Moinhos de Portugal!
Moinhos Abertos é uma iniciativa de alcance nacional e ampla divulgação com o objetivo de chamar a atenção dos portugueses para o inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais, por forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos. A iniciativa é organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos.