Crianças em idade pré-escolar terão uma árvore para cuidar

Comemorações do Dia da Terra e Dia da Floresta

quarta, 22 de abril 2015

A Câmara Municipal de Estarreja celebra o Dia da Terra e o Dia Mundial da Floresta, esta quarta-feira, sensibilizando a população escolar para a importância do Solo e da Floresta. As atividades decorrem no Parque Municipal do Antuã, nomeadamente no Parque de Merendas e Arboreto Florestal ou no Multiusos caso a chuva assim obrigue, e no Centro Escolar Visconde de Salreu e envolvem mais de duas centenas de crianças, na sua maioria em idade pré-escolar. 

Numa primeira fase, as crianças foram convidadas a decorarem embalagens usadas, de iogurte e leite, onde irão semear e plantar pinheiros. Neste Dia da Terra, os alunos levarão consigo para casa sementeiras de pinheiros-bravos e plantações de pinheiros-mansos, assumindo a responsabilidade de as tratar e ver crescer. Serão oferecidas um total de 460 árvores aos mais novos.

Para além do trabalho de educação ambiental e de sensibilização, a ação pretende promover a reutilização de materiais, a responsabilidade das crianças perante o Solo, a Floresta e a Natureza em geral e o seu sentido de responsabilidade.


Programa 

Parque de Merendas do Antuã
09h15 – 12h30 
Sementeira de Pinheiro-bravo proveniente do Centro Nacional de Sementes Florestais do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas
Plantação de Pinheiros-mansos
Participação da EB1 de Mato, EB1 Congosta, EB1 Padre Donaciano, Fundação Cónego Filipe Figueiredo

Arboreto Florestal do Antuã
14h00 Plantação de Azevinhos | Colaboração da Cerciesta

Centro Escolar Visconde de Salreu
15h00 Plantação de tulipeiros, Carvalho e Freixo | Colaboração do Centro Escolar Visconde de Salreu