Câmara Municipal desafia os Munícipes a mexer

Está lançado o convite para a participação em eventos de lazer e desporto

Com a chegada da Primavera e o bom tempo a convidar a sair de casa, a Câmara Municipal de Estarreja reforça o convite aos Munícipes para que pratiquem exercício físico, propondo um conjunto de atividades de lazer e desportivas. Algumas mais radicais como o BioRace Challenge, uma das novidades da programação desportiva deste ano.

quarta, 22 de abril 2015

As caminhadas e corridas noturnas, que se realizam todas as quartas-feiras desde o mês de fevereiro, a partir das 20h, e que têm atraído dezenas de entusiastas, lançaram o mote para mais uma temporada de eventos desportivos no concelho.

A primeira prova acontece já este sábado. A Marcha 25 de Abril volta a comemorar a Revolução dos Cravos, com as inscrições a decorrer até dia 23, quinta-feira. Este ano, a caminhada terá uma distância de 15km num percurso entre o Parque Municipal do Antuã e a Casa-Museu Egas Moniz, em Avanca. E como a atividade é pensada para toda a família, as crianças terão um espaço próprio com animação enquanto os pais fazem a sua caminhada. Zumba, almoço em formato piquenique (para o qual os participantes devem levar uma toalha e uma manta, disfrutando ao mesmo tempo da bela Quinta do Marinheiro) e visitas à Casa-Museu são outras propostas para este saudável dia de convívio.

Para o dia 10 de maio, está agendada mais uma jornada por uma boa causa: a 2ª edição da Caminhada da Liga Portuguesa contra o Cancro.

16 de maio, um sábado, realiza-se no Parque Municipal do Antuã o primeiro de três campos de treino do BioRace Challenge. Antes do desafio final que vai acontecer a 19 de setembro, a Câmara Municipal promove os Bootcamps de preparação nos dias 16 de maio, 20 de junho (17h) e 19 de julho (9h30), que consistem numa atividade fitness ao ar livre inspirada no treino militar que promove desafios, que podem ser realizados por qualquer pessoa, independentemente da sua idade, condição física e estilo de vida. Durante o treino são propostos desafios de força, agilidade, resistência, velocidade, flexibilidade através de exercícios combinados, num espaço ao ar livre aliando o exercício físico à natureza, promovendo assim o bem-estar físico e mental.

Maio traz ainda a 2ª edição do Ria com Pedal – Passeio de Bicicleta Murtosa/ Estarreja, numa iniciativa dos dois municípios que desta forma promovem a utilização dos meios suaves de mobilidade.

A natação é outra das modalidades em destaque tendo como palco principal o Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja. O mais antigo torneio da região de Aveiro realiza a sua 26ª edição no dia 10 de junho, como manda a tradição. O Torneio Cidade de Estarreja conta com a participação de cerca de 250 nadadores de 20 clubes de vários pontos do país. Recorde-se que no último fim-de-semana, o IV Encontro de Escolas de Natação Município de Estarreja, reuniu mais de 2 centenas de atletas no CDL.

Calendário de eventos de lazer e desporto

SÁBADO 25 ABRIL, 9H00
MARCHA 25 DE ABRIL 15km pela Liberdade
PARTIDA MULTIUSOS
CHEGADA CASA-MUSEU EGAS MONIZ

9 e 10 MAIO | MULTIUSOS
RIACON 7º ENCONTRO NACIONAL DE JOGOS DE TABULEIRO
ENTRADA LIVRE Espreite o universo fantástico dos jogos de tabuleiro, conheça novos desafios e divirta-se em família.

DOMINGO 10 MAIO, 9H30
CAMINHADA “JUNTOS VENCEREMOS O CANCRO”
2ª  CAMINHADA DA LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO
GRUPO DE VOLUNTARIADO DE ESTARREJA
PARTIDA/CHEGADA PRAÇA FRANSCISCO BARBOSA

16 MAIO e 20 JUNHO PARQUE MUNICIPAL ANTUÃ, 17H00
19 JULHO PERCURSO BIORIA, 9H30
BOOTCAMPS BIORACE CHALLENGE
Campos de preparação para o BioRace Challenge que se realiza a 19 de setembro, nos trilhos do BioRia. O bootcamp consiste numa atividade fitness ao ar livre inspirada no treino militar que promove desafios, que podem ser realizados por qualquer pessoa, independentemente da sua idade, condição física e estilo de vida. Durante o treino são propostos desafios de força, agilidade, resistência, velocidade, flexibilidade através de exercícios combinados, num espaço ao ar livre aliando o exercício físico à natureza, promovendo assim o bem-estar físico e mental. Estes 3 bootcamps promovem e preparam para o grande desafio que chegará em setembro, onde em pleno contacto com a natureza tendo como cenário o BioRia,  os participantes terão pela frente 10 kms com obstáculos naturais e outros criados para dificultar o trajeto. Correr, saltar, rastejar, lama e água são alguns dos ingredientes que não vão faltar…

DOMINGO 17 MAIO, 9H00-16H00
RIA COM PEDAL - 2º PASSEIO DE BICICLETA MURTOSA/ESTARREJA
PARTIDA/CHEGADA/ALMOÇO PARQUE MUNICIPAL DA SALDIDA (MURTOSA)

QUARTA 10 JUNHO, 15H00-18H00
26º TORNEIO DE NATAÇÃO CIDADE DE ESTARREJA
ENTRADA LIVRE
Inserido nas Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja, este torneio conta com a participação de cerca de 250 nadadores de mais de 20 equipas de clubes de vários pontos do país.

20 JUNHO 21H [ADULTOS] | 21 JUNHO 9H30-17H00 [CRIANÇAS]
FESTIVAL DE ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES AQUÁTICAS
Destinado aos utentes do Complexo de Desporto e Lazer e Piscina Municipal de Avanca, este festival conta com múltiplas atividades de natação para crianças e MEGA AULA DE HIDROGINÁSTICA NOTURNA para os adultos. Inscrição obrigatória.
TODAS AS QUARTAS, ÀS 20H
CAMINHADAS E CORRIDAS NOTURNAS NA CIDADE
CONCENTRAÇÃO COMPLEXO DE DESPORTO E LAZER
Os Professores da Escola Municipal de Desporto marcam o ritmo, os interessados só têm que sair de casa.
+INFO no Complexo de Desporto e Lazer e aqui

+ INFO sobre a Oferta Desportiva Municipal neste link