Contas 2014: Equilíbrio gera resultado positivo

Saldo de gerência de 4 milhões € destina-se a investimento

sexta, 24 de abril 2015

A Câmara Municipal de Estarreja aprovou esta semana por maioria, em Reunião de Câmara, o Relatório de Atividades e Prestação de Contas de 2014. O saldo de gerência alcançado, que ultrapassou os 4 milhões de euros, é um dos aspetos essenciais a reter do exercício do ano passado, sendo esse valor destinado a obras estruturantes para o Município.

Em termos de execução orçamental, o valor da despesa paga no ano 2014 foi de 13.376. 350,15€ atingindo-se uma taxa de execução de 68%. O montante total de receita arrecadada cifrou-se nos 17.410.020,83€, situando-se a taxa de execução nos 88%.

Mais uma vez, a autarquia estarrejense atinge uma performance rigorosa assente no equilíbrio orçamental indo de encontro aos preceitos do POCAL. Como tal, as receitas correntes cobrem largamente as despesas correntes não gerando défice orçamental. Bem pelo contrário, regista-se um aumento da poupança líquida corrente, “libertando meios financeiros para o investimento”, destaca o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina.

A Câmara de Estarreja continua a reduzir de forma sustentada a dívida e o passivo municipal, ao mesmo tempo que se regista um aumento dos capitais próprios. Noutra vertente, o prazo médio de pagamento a fornecedores foi reduzido para os 27 dias, numa diminuição substancial relativamente há dois anos em que se pagava a mais de 100 dias.

Diamantino Sabina refere, na mensagem de introdução aos documentos, que “a gestão do Município mostra ao longo dos anos a capacidade que temos tido em investir avisadamente mantendo o equilíbrio e sustentabilidade financeira. Não recuamos face ao calafrio económico do país. Soubemos ultrapassar as circunstâncias desfavoráveis evitando hipotecar o desenvolvimento social e económico do nosso Concelho”.

Na sua análise ao exercício de 2014, realça o aumento de transferências de capital para as freguesias, IPSS e coletividades, incluindo um plano alargado de apoio à requalificação/construção de instalações desportivas, sociais e culturais, no valor de 510 mil €; os níveis de investimento na Educação; o aumento elevado da área de terrenos adquiridos na zona do Eco Parque Empresarial de Estarreja ou o incremento do investimento na rede viária.

De notar que pela primeira vez as Contas foram certificadas por um Revisor Oficial de Contas, decorrente das imposições legais. O Relatório de Contas será agora submetido à discussão e aprovação pela Assembleia Municipal, que se realizará no próximo dia 30 de abril, pelas 20h30, no Edifício dos Paços do Concelho (veja aqui a ordem de trabalhos da Sessão).

+ Atas das Reuniões de Câmara disponíveis neste link