Estarreja ilustrada pelos Bochechas

Livro da popular série infantil é lançado na Feira do Livro

Estarreja é o cenário das aventuras da popular família os Bochechas no primeiro livro dedicado a uma cidade portuguesa desta série infantil que é exibida na RTP.

segunda, 04 de maio 2015

“Os Bochechas visitam Estarreja” é o título do livro que será lançado na abertura da Feira do Livro e da Música, no próximo dia 6 de maio, quarta-feira, na Praça Francisco Barbosa, com a presença do autor Pepe Carreiro. 

Os Bochechas é o grande fenómeno cultural galego deste século. A família criada pelo desenhador e guionista Pepe Carreiro em 2000 tornou-se num autêntico fenómeno cultural sem precedentes na literatura galega, com mais de 500 títulos editados e mais de um milhão e meio de exemplares distribuídos só na Galiza. 

Ao vivo e a cores no Dia da Criança

Além da publicação do livro sobre e em Estarreja, as crianças vão puder ver os bonecos em carne e osso e desfrutar do Universo Bochechas num autocarro de dois andares com sala de cinema, ludoteca e sala de leitura que vai chegar ao centro da cidade, no Parque Municipal do Antuã, no dia 31 de maio, inserido nas comemorações do Dia Mundial da Criança.

5 dias com 2 dezenas de propostas culturais

Promovida pela Câmara Municipal, a Feira do Livro e da Música decorre entre 6 a 10 de maio reunindo um conjunto de propostas em torno dos universos da literatura e música. No dia 7, o músico Luís Portugal apresenta o livro/cd “As canções da minha escola” (10h30) e Francisco Ceia que deu voz à banda sonora original da série “As Aventuras de Tom Sawyer” vem a Estarreja falar dos livros “Jogo de Janelas" e "Terra da Paciência" (14h30).

Os apreciadores de gastronomia terão oportunidade de conhecer Joana Roque, que tem 4 livros de receitas editados: “Feito em Casa”, “Cozinhar, Celebrar e Partilhar”, “O que faço hoje para o jantar?” e “Receitas para todos os dias” (dia 8, 18h).

Camilo Lourenço é um conhecido rosto da televisão, comentador da RTP, RTP Informação, da TVI e da Media Capital Rádios. Estará na Feira do Livro de Estarreja no sábado, dia 9, às 16h, para apresentar o seu último livro “Irresponsáveis”, onde ataca os poderes instalados. O jornalista de economia lançou “Basta!” (em 2012) e “Saiam da Frente!” (em 2013), livros que depressa se tornaram êxitos de vendas em Portugal. 

Criada em Avanca, Maria da Conceição foi a primeira mulher portuguesa a atingir o topo do Evereste, com o objetivo de tirar da pobreza crianças e famílias da capital do Bangladesh. A sua história é contada no livro “Maria da Conceição, uma mulher no topo do mundo” e garante uma interessante conversa no sábado, dia 9, às 21h. 

Os showcases de Rui Drumond e Tozé Santos são outros momentos altos da edição deste ano da Feira do Livro. Mas outros espetáculos musicais vão animar este evento ao longo dos seus 5 dias, numa festa de páginas de letras e canções.


6 a 10 de maio | Praça Francisco Barbosa
Feira do Livro e da Música
Páginas de letras e canções

Dia 6, quarta
[10h30 às 15h30] Encontro com Escritores Pepe Carreiro e os Bochechas - MEL Editores
Da autoria de Pepe Carreiro, a série de literatura infantil galega conta com mais de 500 títulos publicados e cerca de 1.500.000 exemplares distribuídos. Os Bochechas começaram a editar-se em galego, mas muito rapidamente passaram a fronteira com vários títulos em português, editados pela Mel Editores. Em 2012 as aventuras dos 6 irmãos Bochechas e do seu cão Chispa deram o salto para a televisão. O êxito da série tem-se vindo a repetir fora das fronteiras galegas. Em Portugal, os Bochechas são exibidos diariamente no programa ZIG ZAG, da RTP.

[16h00] Sessão de contos para jovens com um contador de histórias

[18h00] Showcase Rui Drumond
Conhecido pelo grande público desde a sua participação na Operação Triunfo, em 2003, Rui Drumond foi o vencedor da 2ª edição do The Voice Portugal, em 2014. Nesse mesmo ano editou “Parte de Mim”, o seu álbum de estreia, com o carimbo da Universal Music Portugal, e prepara-se para lançar o single “Changing Expectations”.

[21h00] Sessões de autógrafos 

[22h00] Serão de Contos Tradicionais com um Contador de histórias Thomas Bakk
Brasileiro de sotaque, Português de coração,
O seu nome é Thomas Bakk, Contautor de profissão.

Dia 7, quinta
[10h30] Encontro com Escritores Luís Portugal e “As canções da minha escola”
O livro e CD “As canções da minha escola”, da autoria e composição de Luís Portugal, com edição da Gailivro, grupo Leya, conta com 28 canções, com forte carácter didático e aborda diversos conteúdos de Português, Matemática e Estudo do Meio do 1º Ciclo do Ensino Básico.

[14h30] Encontro com Escritores Francisco Ceia apresenta “Jogo de Janelas" e "Terra da Paciência"
Com formação e carreira em teatro, também é autor, compositor e intérprete. Francisco Ceia deu voz à banda sonora original da série de TV “As Aventuras de Tom Sawyer” (RTP). Participou no 36º Festival RTP da Canção em 1999 e desde então editou vários discos e os dois livros que serão apresentados nesta sessão.

[21h00] Sessões de autógrafos

[22h00] Noite de Fados Pedro Rodrigues e Ana Lapas
Pedro Rodrigues, de 26 anos, é natural de Fermelã. Canta desde os 7 anos e faz parte do elenco privativo da casa de fado Adega do Emídio (Canelas) há 17 anos. Psicólogo e investigador de profissão, o fadista tem participado em espetáculos nacionais e em Espanha, assim como de televisão e rádio. Nesta Noite de Fados, faz-se acompanhar pela jovem Ana Lapas.

Dia 8, sexta
[10h30 e 14h30] Oficinas de Ilustração e BD Diogo Carvalho e João Amaral
Apaixonado pelo mundo da banda desenhada, Diogo Carvalho lançou recentemente  a Graphic Novel “Obscurum Nocturnus”. É professor do 1º e 2º ciclos da disciplina de EVT e tem trabalhos realizados nas áreas de multimédia, TV, cinema, teatro e ilustração.

Autor de banda desenhada, João Amaral tem publicados os seguintes livros: A Voz dos Deuses (com Rui Carlos Cunha), História de Manteigas, Bernardo Santareno - Fragmentos de uma Vida Breve, História de Fornos de Algodres e Cinzas da Revolta (com Miguel Peres). Em 2013 o Festival de Viseu decidiu atribuir-lhe o troféu Animarte pelo conjunto da sua obra.

[18h00] Encontro com Escritores Joana Roque
Joana Roque tem uma enorme paixão por cozinhar e em 2006 lançou um blog onde partilhava as suas receitas. Hoje, tem 4 livros editados: “Feito em Casa”, “Cozinhar, Celebrar e Partilhar”, “O que faço hoje para o jantar?” e “Receitas para todos os dias”. Gosta de inventar receitas e odeia desperdiçar alimentos. 

[21h00] Sessões de autógrafos

[22h00] Oficina de Jogos Teatrais – aula aberta com a Companhia dos Serviços

Dia 9, sábado
[10h30] Dança entre Páginas com a colaboração da Escola de Dança de Estarreja
Os livros contêm palavras melódicas, histórias que embalam e personagens que nos transportam para um baile mágico de letras. Assim, cruzada com as páginas do livro, haverá danças e rodopios!

[16h00] Encontro com Escritores Camilo Lourenço apresenta “Irresponsáveis” 
Camilo Lourenço é jornalista de economia, com larga experiência na área de análise e comentário económico. Comentador da RTP, RTP Informação, onde passou também a apresentar o programa “A Cor do Dinheiro”, da TVI e da Media Capital Rádios, Camilo Lourenço apresenta ainda, na TVI, o programa "Contas na TV", onde esclarece dúvidas dos telespectadores questões de finanças pessoais. É colunista do “Jornal de Negócios. Em 2012 lançou “Basta!” e em 2013 “Saiam da Frente!”, livros que depressa se tornaram êxitos de vendas. Em “Irresponsáveis”, o autor ataca os poderes instalados.

[18h00] Showcase Tozé Santos - O Homem dos 7 Instrumentos 
No seu primeiro projeto a solo, Tozé Santos, vocalista dos Perfume, apresenta-se como o "Homem dos 7 Instrumentos". “Dissertação Sobre Tudo e Coisa Nenhuma” é uma obra conceptual que compreende um disco, um livro e um filme.

[21h00] Encontro com Escritores Maria da Conceição, a primeira portuguesa a atingir o topo do Evereste
Criada em Avanca, Maria da Conceição foi a primeira mulher portuguesa a atingir o topo do Evereste, com o objetivo de tirar da pobreza crianças e famílias da capital do Bangladesh. Criou a Fundação Maria Cristina, com sede no Dubai, à qual deu o nome da sua mãe adotiva. Recentemente, lançou o livro "Maria da Conceição, uma mulher no topo do mundo", onde conta a sua história de vida.

[22h00, CTE/ Café-Concerto] “Das Línguas” Leitura encenada a partir de 8 poemas de Regina Guimarães 

Dia 10, domingo
[10h30] Contos com Fraldas
Para bebés dos 6 meses aos 3 anos. Vamos partilhar emoções através da leitura. Os sons e os ritmos das histórias contadas são reconfortantes para os bebés. Vamos promover a aquisição de capacidades linguísticas e deixar as crianças entrar num novo mundo de experiências recorrendo a histórias, música, objetos, sons e movimentos.

[15h00] Showcase Secret Lie
O grupo português Secret Lie, que entrou no ouvido dos portugueses pela originalidade do êxito “Love me until the end time”, apresenta o seu segundo álbum, Pandora. Desde 2012 muitos foram os concertos (dentro e fora de Portugal) que permitiram à banda aprimorar a sua sonoridade. As novas composições de Pandora refletem essa evolução, com um som de grande firmeza e consistência. 

[16h00] Encontro com Escritores Catarina Gomes apresenta “Pai, tiveste medo?” 
A memória da guerra colonial continua viva em muitos portugueses. Não só pelas marcas deixadas aos militares que combateram, mas pela forma como se propagou junto das suas famílias, nomeadamente dos filhos.

[18h00] Espetáculo “Monstros, Bichos e Bicharocos – Contos com música”
Espetáculo que conjuga a música à narração oral, numa sessão de contos, experimentando diferentes instrumentos de acordo com o músico convidado. Aqui, as histórias ganham vida pela palavra, movimento e som, transportando-nos para um ambiente de fantasia, onde todos participam!

[19h00] Encerramento