Estreia dos Bochechas em Portugal

Feira do Livro e da Música de Estarreja

As crianças foram as primeiras a visitar a Feira do Livro e da Música que abriu esta manhã na Praça Francisco Barbosa. À sua espera, estavam as figuras da série de literatura infantil “Os Bochechas” e a sua inédita aventura em terras portuguesas. A estreia mundial do livro “Os Bochechas visitam Estarreja”, editado pela empresa estarrejense Mel Editores, marca a abertura do evento promovido pela Câmara Municipal

quarta, 06 de maio 2015

A Feira do Livro e da Música decorre até domingo, dia 10, na Praça Francisco Barbosa, e proporciona um conjunto de iniciativas, tais como encontros com escritores, showcases, sessões de contos e de autógrafos, oficinas e espetáculos, com entradas livres.

Esta manhã, os mais pequenos ficaram a conhecer os 6 irmãos Bochechas e o seu cão Chispa, que habitualmente vêm na televisão no programa Zig Zag, da RTP, e o pai desta divertida família, Pepe Carreiro. Na sessão, o autor e ilustrador conversou com a atenta plateia, ao mesmo tempo que desenhava as curiosas personagens. Sem revelar toda a história, Pepe Carreiro adiantou que “a aventura desenvolve-se em Salreu, na Biblioteca, no Carnaval, em distintos lugares” de Estarreja. 15 anos depois de terem nascido na Galiza, os Bochechas dão agora um passo na internacionalização das suas histórias. “É uma satisfação enorme vir a Portugal porque sou um amante de Portugal” e “espero aprender muito com os leitores”, afirmou Pepe que valoriza este contacto próximo com os destinatários dos seus contos.

Satisfeito com o entusiamo das crianças, o Vereador da Cultura da Câmara Municipal, João Alegria, sublinhou que “é a primeira vez que os Bochechas estão em Portugal e guiados por uma das personagens que nos é mais querida, que é o Eguinhas”. A visita a Estarreja começa precisamente em Avanca, na Casa Museu Egas Moniz, mas levará as simpáticas personagens a outros locais marcantes do concelho.

De Estarreja, a Mel edita livros para todo o país

Com um “orgulho enorme” pelo primeiro livro dos Bochechas acontecer na sua terra natal, Rui Gonçalves, diretor editorial da Mel Editores, afirma que “Estarreja dava uma enciclopédia, tem muitos pontos de interesse, tem uma vertente cultural enorme, uma vertente de natureza quase inigualável…. Os Bochechas vieram a Estarreja e tiveram uma aventura fantástica”. Sediada no Eco Parque Empresarial de Estarreja e com 40 anos de existência, a editora acompanha os Bochechas há 10 anos e agora neste périplo pelas cidades portuguesas. Tinha “todo o sentido começar aqui. Estarreja tem muito para mostrar. Estou cá há 37 anos e continuo a descobrir”, disse.

De Estarreja, a Mel edita livros para todo o país e apesar do “mercado difícil”, disponibiliza um “catálogo com mais de 300 títulos”. 2014 foi um ano de forte investimento e “este ano vamos continuar a investir”, estando previsto o lançamento de uma dezena de novos títulos. “Os livros são a nossa paixão e estamos em Estarreja com muito orgulho para o país inteiro”.

A Câmara Municipal de Estarreja pretende que esta feira “à volta do livro” seja mais um recurso de qualificação dos Munícipes e de promoção da leitura e da literacia. Com esse objetivo se ligam as palavras dos livros à música, através de um programa diversificado e destinado aos diferentes públicos de todas as idades, que inclui espetáculos, concertos, oficinas e sessões de contos e de autógrafos. Este ano a tenda da feira inclui um espaço de café e leitura para que os visitantes “possam relaxar e, acima de tudo, cultivarem-se”, salienta João Alegria.

Promovida pela Câmara Municipal de Estarreja, a Feira do Livro e da Música decorre até domingo, dia 10 de maio, na Praça Francisco Barbosa, com entradas livres. O músico Luís Portugal, o jornalista de economia Camilo Lourenço, Tozé Santos (vocalista dos Perfume) e a atleta filantropa Maria da Conceição são nomes em destaque nesta edição.