Cerca de 150 participantes debatem crescimento verde

Cerca de uma centena e meia de participantes irão assistir esta quinta-feira à Conferência “ESTARREJA 2020 | CRESCIMENTO VERDE – Um compromisso global na agenda local”, no Cine-Teatro Municipal. A sessão de abertura está marcada para as 10h, com a presença do Secretário de Estado de Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto.

quarta, 20 de maio 2015

Por imposição de agenda internacional de última hora, o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, não poderá estar presente na sessão de encerramento dos trabalhos, marcada para as 17h.

Neste que pretende ser um momento de reflexão e debate alargado em torno do desenvolvimento social e económico que assegure, ao mesmo tempo, a preservação e potenciação dos ativos naturais, estarão presentes 11 oradores convidados: António Veiga Simão, vice-presidente da CCDR Centro, Joaquim Batista, vice-presidente da CI da Região de Aveiro, Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Adriana Rodrigues, do Turismo Centro de Portugal, Luís Ferreira, da ANI – Agência Nacional de Inovação, Carlos Borrego, diretor do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, José Mendes, vice-reitor da Universidade do Minho, José Martino, CEO da Espaço Visual, António Alvarenga, Diretor do Departamento de Estratégia e Análise Económica da APA - Agência Portuguesa do Ambiente, Pedro Gonçalves do Secretariado do PACOPAR (Painel Consultivo Comunitário do Programa de Atuação Responsável) e Adolfo Vidal, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Estarreja.

Representantes de diversas entidades externas públicas e privadas, os palestrantes irão abordar o tema sob diferentes prismas: as estratégias integradas ao nível da administração pública local e regional e as apostas das entidades públicas que integrem esse desígnio de sustentabilidade; o estímulo à atividade económica; a eficiência de recursos (ex. cidades mais inteligentes e verdes) e exemplos de sustentabilidade.

Recorde-se que no primeiro painel sobre a aposta no crescimento verde e nas estratégias integradas de desenvolvimento, Diamantino Sabina irá desvendar as linhas mestras do “Plano Estratégico de Desenvolvimento - Estarreja 2025”.

 

:: O evento terá transmissão em direto no Canal do Município no Youtube através deste link