Seminário do Projeto Observatório Homem-Meio

Porque todos contribuímos para o avanço da ciência e desenvolvimento tecnológico da região, residentes do concelho participaram voluntariamente no projeto de investigação científica desenvolvido na Universidade de Aveiro, cujos resultados serão dados a conhecer esta quinta-feira, pelas 14h, no Cine-Teatro.

quarta, 27 de maio 2015

Porque todos contribuímos para o avanço da ciência e desenvolvimento tecnológico da região, residentes do concelho de Estarreja participaram voluntariamente no projeto de investigação científica desenvolvido na UA – Universidade de Aveiro intitulado “HomeDust: Bioacessibilidade de elementos potencialmente tóxicos em poeiras exteriores e interiores de habitações da área de Beduído-Estarreja para avaliação da exposição humana a contaminantes ambientais”. 

Os resultados do estudo irão ser revelados no Seminário do Projeto OHM – Observatório Homem-Meio, esta quinta-feira, dia 28 de maio, pelas 14h, no Cine-Teatro de Estarreja, com a presença de oradores de diversas e conceituadas entidades.

A temática é abordada pela investigadora da GEOBIOTEC da Universidade de Aveiro - Susana Costa - na sua tese de doutoramento. Formada em engenharia ambiental e mestrada em otimização energética do setor cerâmico, esta doutoranda aveirense dará a conhecer os resultados da investigação que realizou ao longo de quatro anos fazendo recolha de amostras de matéria biológica e de poeiras junto dos habitantes. Os resultados serão apresentados por Paula Marinho, do núcleo de investigação da GEOBIOTEC e orientadora da investigação de Susana Costa na Universidade de Aveiro.

A realização deste seminário está inserida na programação da 14ª Semana do Ambiente de Estarreja. A participação requer a inscrição por email para ambiente@cm-estarreja.pt.


Seminário Projeto OHMI – Estarreja: Home Dust

[Programa]

14h00 Abertura 
Vice-presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Adolfo Vidal
 
14h10 OHMI - Estarreja: algumas considerações 
Anne-Marie Guilhard, Diretora do OHMI 
 
14h30 PACOPAR, A atuação responsável e a participação da comunidade no desenvolvimento sustentável 
Pedro Gonçalves, Secretariado do PACOPAR
 
14h50 Implicações do REACH ao nível do utilizador a jusante e produtor de artigos 
Eduarda Fernandes, Técnica superior de Ambiente e Segurança da Unidade de Ambiente e Segurança do CATIM - Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica
 
15h15 Coffee Break
 
15h30 HomeDust: Bioacessibilidade de elementos potencialmente tóxicos em poeiras exteriores e interiores de habitações da área de Beduído-Estarreja para avaliação da exposição humana a contaminantes ambientais 
Paula Marinho, Coordenadora do Projeto
 
16h00 Debate

16h30 Encerramento