As festas chegam à cidade!

O workshop de tecelagem, a exposição do AveiroArte e o concerto do grupo “Bota Pra Ferver” marcam o arranque das Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja, esta sexta-feira, dia 5 de junho. No sábado, atuam as 3 bandas filarmónicas do concelho.

quinta, 04 de junho 2015

A primeira noite dedicada aos festejos em honra do padroeiro da Cidade acontece na Praça Francisco Barbosa com a atuação do grupo estarrejense “Bota Pra Ferver” que, a partir das 22h, vai por o público a dançar ao som dos ritmos brasileiros. 

Na Casa da Cultura a exposição coletiva “AveiroArte e os seus maravilhamentos” abre às 21h30, confirmando que o Círculo Experimental dos Artistas Plásticos de Aveiro está vivo e com o objetivo de deslumbrar, através de imagens que não são mais do que intenções distintas, através da imaginação dos seus sonhadores.
    

Manter viva a tradição 

O workshop “Tecelagem 100% Natural” decorre nos dias 5 e 6, na Casa do Tear, em Pardilhó. A tecelagem encontra-se em risco de desaparecer por vários motivos socioculturais e económicos mas também porque muitas tecedeiras não sabem executar as tarefas preparatórias como "Urdir a Teia" e "Enrolar no Tear". Esta ação pretende combater esta tendência.

Com nomes conhecidos do panorama musical nacional mas constituindo igualmente um espaço de encontro dos artistas e das coletividades locais, bem como de divulgação das raízes culturais locais, as festas organizadas pela Câmara Municipal de Estarreja vivem-se em vários pontos da cidade, e do concelho, tendo como principais lugares de convergência a Praça Francisco Barbosa e o Parque Municipal do Antuã. 


As 3 Bandas Filarmónicas atuam no sábado

No sábado, dia 6, às 21h30, as festas saúdam os músicos estarrejenses no Encontro das Bandas Filarmónicas do Concelho. É uma noite de celebração da música produzida em Estarreja com a atuação das três bandas concelhias, reunindo em palco cerca de 2 centenas de músicos. 

Fundada em 1874, a BANDA DO CLUBE PARDILHOENSE é dirigida por Martinho Rodrigues. A BANDA VISCONDE DE SALREU foi fundada em 1925, sendo dirigida por Afonso Alves. A mais antiga coletividade do concelho, a BANDA BINGRE CANELENSE, tem direção de Nelson de Aguiar. 

Durante o dia de sábado na vila de Avanca, a Associação Motards Amigos de Avanca promove o seu 16º Convívio Motard.


Mercado Antigo, Desfile Etnográfico e Festival de Folclore no dia 10

Aos momentos mais tradicionais, como o Mercado Antigo, o Desfile Etnográfico e o Festival de Folclore (feriado nacional, dia 10, quarta-feira), as Marchas Populares (dia 12, sexta-feira) e as Tasquinhas de Gastronomia Regional (dias 11, 12, 13 e 14), adicionam-se os concertos dos Retimbrar (dia 9, terça-feira), D.A.M.A. (dia 11, quinta), Miguel Gameiro e Pólo Norte (dia 13, sábado), Kepa Junkera & Sorginak (dia 14, domingo), as exposições, o encontro das três bandas filarmónicas do concelho, o desporto e os eventos das associações locais.  

Como sempre a presença das associações é uma imagem de marca dos festejos. Dezenas de coletividades e instituições participam nos vários momentos do evento. As 10 Tasquinhas de gastronomia regional serão dinamizadas pelas coletividades. Um total de 10 grupos, somando mais de 7 centenas de figurantes, irão desfilar nas Marchas Populares na noite de 12 de junho, véspera do feriado municipal.  

 

FESTAS DE SANTO ANTÓNIO, DA CIDADE E DO MUNICÍPIO DE ESTARREJA
5 A 14 DE JUNHO 2015
 
[PRAÇA FRANCISCO BARBOSA]

 
5 junho sexta-feira
10h00-17h00 Workshop Tecelagem 100% Manual Casa do Tear (Pardilhó)
A tecelagem 100% manual encontra-se em risco de desaparecer por vários motivos socioculturais e económicos mas também porque muitas tecedeiras não sabem executar as tarefas preparatórias como "Urdir a Teia" e "Enrolar no Tear". Este workshop pretende combater esta tendência. Inscrições casadotear.mt@gmail.com 

21h30 Abertura da Exposição Aveiroarte e os seus “maravilhamentos” Casa da Cultura

22h00 Atuação do grupo Bota Pra Ferver
 
6 junho sábado
10h00-17h00 Workshop de Tecelagem 100% Manual Casa do Tear (Pardilhó)

10h30 Encontros com o Património 
Rota pelo centro histórico da cidade. Visitas guiadas gratuitas, mediante inscrição museuegasmoniz@cm-estarreja.pt até dia 1 de junho. Duração da visita – 90 minutos. Lotação limitada a 12 participantes (mínimo de 8 participantes para a realização da visita)

XVI Convívio Motard Avanca (org. Associação Motards Amigos de Avanca)

21h30 Encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho de Estarreja
Noite de celebração da música produzida em Estarreja com a atuação das três Bandas Filarmónicas do concelho, reunindo em palco cerca de 2 centenas de músicos. Fundada em 1874, a BANDA DO CLUBE PARDILHOENSE foi incorporada em 1936 no Clube Pardilhoense, sendo dirigida por Martinho Rodrigues. A BANDA VISCONDE DE SALREU foi fundada em 1925, sendo dirigida por Afonso Alves. Em 1865 nascia a mais antiga coletividade do concelho, a “Sociedade Musical União Canelense”, agora designada BANDA BINGRE CANELENSE, com direção de Nelson de Aguiar. 
 
9 junho terça-feira
22h00 Concerto RETIMBRAR
Os Retimbrar são um coletivo musical do Porto com um trabalho de exploração de ritmos, canções e instrumentos tradicionais portugueses, que resulta num reportório misto de originais e reinterpretações. É fundamental para o grupo o desígnio de conhecer e dar a conhecer a herança popular e cultural portuguesa. Nos Retimbrar o que se faz é música para todos!

António Serginho, Afonso Passos, André Nunes, Andres Tarabbia Pancho, Xico Beirão e Tiago Soares -, percussões, Catarina Valadas e Sara Yasmine – voz e percussões, Rui Ferreira – cavaquinho, guitarra e acordeão, Nuno Xandinho – guitarra portuguesa e Rui Rodrigues – bandolim e voz
 
10 junho quarta-feira
Todo o dia (início às 9h30) MERCADO ANTIGO
A vida no século passado. Durante todo o dia, o Mercado Antigo relembra o quotidiano dos anos 20 a 40 do século XX, com cerca de 8 dezenas de espaços de venda, produtos e trajes adequados à época e a participação de coletividades e comunidade local. A praça central do Município enche-se de tendas e de passeantes, num rebuliço de feira popular, carregado de emoções e de memórias, dando ao histórico local muita animação como há cem anos se veria. Serão atribuídos prémios para Melhor Traje, Melhor Espaço de Venda e Melhor Encenação.

10h30 Desfile Etnográfico
No Desfile Etnográfico os participantes mostram os costumes e a forma de vida dos nossos antepassados. O cortejo forma na Rua Dr. Alberto Vidal, passa pela Rotunda das Bateiras, passa em frente à Praça de Táxis em direção à Rua dos Paços do Concelho e termina na Rua das Comunidades Portuguesas.  

15h00-19h00 XXVI Torneio de Natação Cidade de Estarreja Complexo Desporto e Lazer
É o mais antigo torneio de natação da região de Aveiro, um dos mais antigos do país e realiza-se anualmente em Estarreja no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. A 26ª edição do Torneio de Natação “Cidade de Estarreja” conta com a presença de duas dezenas de equipas e 200 atletas. As entradas são livres. 

16h00 Festival de Folclore
Com a presença dos 5 Ranchos Folclóricos do concelho: Rancho Folclórico As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã, Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca, Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros, Grupo Etnográfico Danças D’Aldeia de Pardilhó e Rancho Folclórico “As Tricaninhas do Antuã”. 

 
[PARQUE MUNICIPAL DO ANTUÃ]
 
11 junho quinta-feira

19h00-01h00 Tasquinhas 
Abertura [Arruada com Fanfarra Farratuga]

10 Tasquinhas de gastronomia regional serão dinamizadas pelas coletividades que servem os pratos típicos. Os sabores da região – carne assada, rojões, couratos, sardinha assada, caldeirada de enguias, enguias fritas, porco assado no espeto, padas de Pardilhó, padas de Canelas, regueifa doce, entre muitas outras iguarias… – podem ser apreciados ao longo de 4 dias, sempre acompanhados de muita animação e boa disposição. Este ano estarão presentes as seguintes coletividades: Saias & Companhia, ACADOF, Arsenal de Canelas, Xatiados, Pimpões, Tricaninhas de Fermelã, Estarreja Andebol Clube, GRESFA, Morenos e Tribal.

22h00 Concerto D.A.M.A
A banda de Pop-Rap e Hip-Hop nasceu em 2006 e é constituída pelos jovens Francisco Maria Pereira, Miguel Coimbra e Miguel Cristovinho, três amigos que partilham uma paixão em comum: a Música. Com temas como “A Balada do Desajeitado”, “Às Vezes” e “Luísa”, a banda do momento do panorama musical português promete levar o público ao rubro.

12 junho sexta-feira
19h00-02h00 Tasquinhas

21h30 Marchas de Santo António (Av. 25 de abril e Alameda do Parque Municipal)
Na noite de Santo António, véspera do feriado municipal, mais de 7 centenas de figurantes desfilam trajados a rigor e com cuidadas coreografias. Com temas inspirados na cultura popular e tradicional, este ano são 10 as marchas participantes: Fundação Cónego Filipe de Figueiredo, Associação Cultural e Recreativa do Roxico, Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes, Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense, Assoc. de Pais da Escola Padre Donaciano Abreu Freire, Assoc. de Pais da Escola Visconde de Salreu, ACRES Vai Quem Quer, Grupo de Samba "Os Morenos", Pirolytos e Cerciesta. 

O desfile percorre a Avenida 25 de Abril e a Alameda do Parque Municipal do Antuã. Organizadas pela Câmara Municipal, as marchas ganham vida graças à participação e forte colaboração das coletividades do concelho, que, com o apoio da autarquia, se apresentam à população, constituindo uma das atividades de grande fruição por parte da comunidade. 

23h30 Baile SONJOVEM
Depois das marchas populares, a noite continua com o tradicional bailarico popular ao som dos SONJOVEM! A banda de Estarreja fundada há 24 anos anima o baile com os seus 9 elementos em palco, entre músicos, cantores e dançarinos.

13 junho sábado
10h00-23h00 Feira de Artesanato Urbano
12h00-02h00 Tasquinhas

15h00 Sessão Solene do Dia do Município Cine-Teatro de Estarreja
No feriado municipal, é prestada homenagem a personalidades e instituições que pela sua ação em diversas áreas dignifiquem o nome de Estarreja, aos seus atletas e equipas que se sagraram campeões nacionais, aos melhores alunos, aos trabalhadores aposentados e aos que comemoram 25 anos de serviço, culminando com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal. O Cine-Teatro volta a ser o palco da cerimónia. 

17h00 Cerimónia Religiosa 
As cerimónias religiosas incluem a Eucaristia na Capela de Santo António, seguida de Procissão.

22h00 Concerto MIGUEL GAMEIRO & PÓLO NORTE
Miguel Gameiro & Pólo Norte é um projeto musical que visa assinalar os 20 anos de canções de um dos músicos e compositor da atualidade com maior obra musical de sucesso em Portugal. Miguel Gameiro iniciou o seu percurso musical nos Pólo Norte, no início da década de 90, onde, para além de dar a sua voz e acompanhar a Banda à guitarra, é o maior responsável por alguns dos maiores sucessos da música portuguesa. 

Na verdade, Pólo Norte e Miguel Gameiro são duas realidades numa só. Em 2011, o músico lançou-se numa carreira a solo com grande sucesso, editando um segundo álbum passados dois anos. No ano em que se comemora os 20 Anos do início dos Pólo Norte e da sua própria carreira profissional como músico, Miguel Gameiro junta o seu nome ao da sua Banda de sempre e, num projeto recheado de grandes sucessos de elevado reconhecimento, festeja com os portugueses 20 anos de sucessos e canções.

14 junho domingo
9h30 8º Passeio de Pasteleira (org. Associação C. R. Amigos das Póvoas)
10h00-19h00 Feira de Artesanato Urbano
12h00-0h30 Tasquinhas
14h00 Animação com Castro & Salgueiro

22h00 Concerto KEPA JUNKERA & SORGINAK (Festim 2015)
O grupo feminino Sorginak é uma erupção de percussão basca. As seis jovens “pandereteiras” formam um coletivo impregnado da tradição. E sempre há vozes, límpidas, frescas, lindas. A elas junta-se Kepa Junkera, o notável e consagrado mago da trikitixa (concertina basca), para uma celebração musical carregada de simplicidade. De um lado, nas mãos delas, a tradição do País Basco no seu estado mais puro. Do outro, nos dedos dele, o virtuosismo depurado do seu maior artista. 

Kepa Junkera trikitixa e percussões | Amets Ormaetxea, Eneritz Aulestia, Irati Gutierrez, Garazi Otaegi, Maria Lasa, Alaitz Eskudero panderetas, percussões, vozes

 

+ INFO
www.cm-estarreja.pt 
www.facebook.com/estarrejamunicipio 
www.youtube.com/CMEstarreja 
issuu.com/municipioestarreja