Feriado municipal de triunfos no andebol concelhio!

O feriado municipal de 13 de junho de 2015 ficará na história do andebol estarrejense. O Estarreja Andebol Clube (EAC) garantiu a subida à 2ª Divisão e sagrou-se Campeão Nacional da 3ª Divisão, a Associação Artística de Avanca festejou em casa o regresso à 1ª Divisão Nacional.

quinta, 18 de junho 2015

Na Sessão Solene do Dia do Município em que foram homenageados 18 atletas e clubes campeões nacionais da época 2013/ 2014 e horas antes das vitórias das equipas locais, o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, antecipava “um vitorioso e memorável ano desportivo para o andebol estarrejense”.

“Cheira-me ainda a mais festa rija no andebol local”, antevia o autarca após ter distinguido a Artística de Avanca pela conquista do título de Campeã Nacional da 2.ª Divisão de Andebol, em juniores masculinos, na época anterior, que ao lado de outros 17 clubes e atletas foram homenageados com Votos de Louvor Municipal.

Apenas algumas horas mais tarde, a equipa sénior da Associação Artística de Avanca, comandada por Carlos Martingo, garantia a subida à 1ª Divisão Nacional de Andebol, tendo derrotado o Benfica B em casa e fazendo a festa no Pavilhão Municipal Adelino Dias Costa. E os seniores do Estarreja Andebol Clube, liderados por Carlos Arrojado, sagravam-se Campeões Nacionais da 3ª Divisão, após a vitória de sábado frente ao Sporting Horta B, carimbando o passaporte para a 2ª Divisão Nacional.

No seu discurso do Dia do Município, Diamantino Sabina reforçou que Estarreja é a “Capital Nacional do Andebol”. Para além dos títulos alcançados, “juntamos o enorme contributo do Garci Cup e a forte tradição na modalidade. Vivam aqueles que aqui também ousaram persistir. Ainda o Encontro Nacional de Minis, que com o Garci Cup, representam 5000 atletas de andebol que vão passar por Estarreja nestas próximas semanas!”

Para o Presidente da CME, “Estarreja continua a marcar pela sua forte dinâmica cultural e desportiva, estando a Autarquia sempre ao lado das Associações e Coletividades locais, acompanhando e apoiando o excelente trabalho que desenvolvem em prol da comunidade, em particular na formação das crianças e jovens, quer em termos artísticos e etnográficos, quer em termos desportivos, quer em termos sociais. Assumimos um compromisso de parceria, numa clara aposta no nosso movimento associativo. Aumentamos em cerca de 30% os subsídios correntes e exponencialmente os subsídios de capital.”

Essa aposta reflete-se “nos resultados alcançados. Ano após ano, neste mesmo dia, destacamos os feitos dos nossos campeões e o palco parece pequeno para tantos que sempre temos. Seja no andebol, no futebol, na canoagem, patinagem ou orientação, entre outros, não poupamos este país aos sucessos desportivos dos atletas da nossa terra!”