Plano Estratégico Educativo Municipal: Câmara quer o contributo da população

Está em curso a fase de diagnóstico para a elaboração do Plano Estratégico Educativo Municipal de Estarreja (PEEM). Para além de um conjunto de reuniões com grupos específicos, a Câmara Municipal de Estarreja pretende auscultar a população e por isso lança um inquérito online. O objetivo é recolher o máximo de informação e contributos que venham a enriquecer o projeto municipal.

terça, 23 de junho 2015

O programa de construção deste importante documento para a comunidade foi apresentado no dia 1 de junho pelo Vereador da Educação da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria.

Na ocasião, o responsável referiu que “o objetivo é construir um plano que defina para os próximos anos as linhas de ação que consolide o desenvolvimento da educação no Concelho, que melhor sirva os cidadãos e melhore os resultados. E este será um projeto com sentido se for participado por todos e que valerá a pena se todos usarmos a capacidade criadora e estivermos comprometidos com a ação educativa para encontrarmos as melhores respostas, numa lógica de proximidade, porque todos os atores estão envolvidos, e que tenham impacto no futuro da educação concelhia”.

Nesta primeira fase, será feito o retrato aos projetos educativos e pedagógicos existentes no concelho e que cujas dinâmicas possam vir a fazer parte da estratégia municipal, potenciando e clarificando o papel da comunidade e tendo como objetivos a racionalização e qualificação dos recursos. O diagnóstico consiste por isso na recolha e análise de informação sobre projetos em educação existentes no concelho.

Diagnóstico fará retrato aos recursos existentes

O inquérito on-line foi hoje disponibilizado neste link, ao qual os estarrejenses podem responder até dia 30 de junho. Conforme refere o documento pretende-se “dar voz ativa às pessoas num processo que se quer amplamente participativo”, de forma a enriquecer a caraterização da realidade da educação no concelho, encarada pela CME como uma “base imprescindível para a programação de ações futuras”. Assim, propõe-se à comunidade “uma reflexão sobre a Educação em Estarreja, tendo em conta os vários domínios em que ela se envolve.”

A ronda de sessões de auscultação com os grupos de análise já está em curso e decorre durante este mês, envolvendo áreas e instituições distintas desde a Segurança Social, Saúde, Associações de Pais e de Estudantes, Empresas, Coletividades, Partidos Políticos, Juntas de Freguesia e Conselhos Gerais e Conselhos Pedagógicos das Escolas. A partir do diagnóstico, o trabalho irá contemplar três fases: planeamento, ação e monitorização dos resultados.

A equipa responsável pela elaboração do PEEM irá posteriormente avançar para a construção do plano. O grupo reúne elementos das seguintes entidades: Câmara Municipal de Estarreja, Agrupamentos de Escolas, IEFP, Fundação Benjamim Dias Costa, Associação de Pais das Escolas de Avanca e Universidade Católica do Porto.