Começa hoje a maior festa do andebol nacional

O maior torneio de andebol realizado em Portugal arranca esta noite transformando Estarreja na capital nacional da modalidade. Os números falam por si: 200 equipas, 3500 atletas, 550 jogos, 11 pavilhões e 5 dias de competição. O apito de partida do GARCICUP 2015 - VI Torneio Internacional de Andebol Cidade de Estarreja acontece esta noite, às 21h. O evento decorre até domingo, dia 28.

quarta, 24 de junho 2015

A cerimónia de abertura está agendada para esta noite, às 21h00 no Pavilhão Municipal de Estarreja, e inclui um espetáculo onde estão envolvidas a Escola Secundária de Estarreja e a Escola Profissional de Aveiro. Segue-se o jogo em seniores femininos com a participação da Seleção Nacional que defronta o MaiaStars (21h30) e um confronto no escalão de veteranos masculinos entre o EAC e o Masters Porto. Esta é uma organização conjunta do EAC - Estarreja Andebol Clube e da Câmara Municipal de Estarreja.

Conforme referido na apresentação do evento, para o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, o Garci Cup “configura um dos principais eventos desportivos do andebol português”, e como tal uma marca do município e da região, sendo um fator de atratividade turística, constituindo claramente uma alavanca do desenvolvimento local. Aos olhos de Rui Silva, presidente do EAC – Estarreja Andebol Clube, este “é um evento único em Portugal”. O dirigente destacou o facto de se “conseguir congregar as vertentes de andebol indoor e andebol de praia”, criando-se mais uma vez para o efeito dois campos junto ao Rio Antuã.

O torneio que tem vindo a crescer desde 2009 assume este ano a sua consolidação, levando, a afirmar que “queremos nestes 5 dias fazer uma festa onde o desporto e a animação estejam presentes e queremos levar o nome de Estarreja a percorrer todo o país”, disse por sua vez Luís Sousa, da coordenação do Garci Cup.

O Garci Cup destina-se a equipas federadas, escolas e seleções e também inclui o andebol adaptado. Realiza-se em 11 pavilhões dos municípios de Estarreja, Murtosa e Albergaria-a-Velha. Para além do apoio logístico, a CME garante um apoio financeiro municipal de 16 mil euros destinado à organização do evento.

A animação também será uma constante e ao programa cultural do evento associa-se a realização do Troféu Nacional de Samba, na noite de sábado, 27 de junho, no Parque Municipal do Antuã, onde irão desfilar escolas de samba dos melhores carnavais do país.