Defesa da Floresta: Inscrições abertas para o projeto “Juntos pela floresta, todos contra o fogo no Município de Estarreja”

As inscrições para a 9ª edição do projeto “Juntos pela floresta, todos contra o fogo no município de Estarreja" decorrem até dia 15 de julho, no GAME. Pretende-se que a iniciativa avance para no terreno a 20 de julho e até 14 de agosto, em pleno período crítico de incêndios florestais. O projeto pretende integrar 24 jovens, 12 por quinzena, distribuídos por equipas.

segunda, 06 de julho 2015

“Juntos pela floresta, todos contra o fogo no Município de Estarreja” é um projeto coordenado pelo Gabinete de Proteção Civil e Florestal da autarquia e conta com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Estarreja e da Guarda Nacional Republicana. Está no terreno desde 2006, atraindo cada vez mais jovens que, durante o período da atividade, tratam da vigilância e limpeza das áreas florestais, procurando evitar a ocorrência de incêndios no concelho.

Além de ser uma mais-valia para os jovens participantes, a floresta muito agradece a chegada de mais uma edição da atividade. Na edição do ano passado, durante 30 dias de trabalho, foram recolhidas 4,5 toneladas de lixo.

Projeto “Juntos pela floresta, todos contra o fogo no Município de Estarreja 2015”

Objetivo geral
Contribuição para a redução da área ardida e do número de ocorrências no concelho de Estarreja

- Vigilância móvel ativa (bicicleta)
- Alerta de fogos florestais
- Recolha de lixo em áreas florestais
- Georreferenciação de lixeiras clandestinas em espaço florestal
- Meio de dissuasão
- Sensibilização da população
- Inserção no Plano Operacional Municipal (DFCI) de cada ano

- Espirito de equipa
- Autonomia e responsabilidade
- Orientação em campo
- Respeito pela natureza
- Novos amigos

Quem pode participar
Jovens com idades compreendidas entre os 16 e 25 anos e que preencham os requisitos do projeto “Compartilha”. Mais informações aqui.

O que oferecemos
-Formação (área florestal do concelho, legislação sobre o setor florestal, orientação em campo)
-Contacto com a proteção civil (autarquia, bombeiros, GNR)
- Seguro
- Bolsa (1 euro/hora)
- T-shirts do projeto
- Mochilas do projeto
- Luvas
- Certificado de participação

O que emprestamos
- Binóculos
- Bussolas
- Cartografia
- Bicicleta (caso necessário)

10h – 16h (contínuo)
Inclui fim de semana

Datas
A estabelecer em cada ano. Inserido no período crítico de fogos florestais.
1º Turno - 20 de  julho a 02 de agosto
2º Turno - 03 de agosto a 14 de agosto

Formação inicial obrigatória para todos os participantes
20 de julho