AVANCA 2015: 60 filmes em competição no festival de cinema

Esta quarta-feira, começa a 19ª edição do AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia e a 6ª edição da AVANCA | CINEMA, Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação. Durante 5 dias, até 26 de julho, 60 filmes vão estar em competição, num total de 80 sessões de cinema, 19 estreias mundiais e 121 países envolvidos.

terça, 21 de julho 2015

Esta quarta-feira, 22 de julho, começa a 19ª edição do AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia e a 6ª edição da AVANCA | CINEMA, Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação. Durante 5 dias, até 26 de julho, 60 filmes vão estar em competição, num total de 80 sessões de cinema, 19 estreias mundiais e 121 países envolvidos.

A sessão de abertura da conferência AVANCA | CINEMA acontece às 15h30, no espaço Multimeios da Escola Básica Professor Doutor Egas Moniz, na freguesia de Avanca, e irá contar com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, e do Presidente da Direção do Cine-Clube de Avanca, António Costa Valente. As duas entidades coorganizam este certame internacional, relevante no panorama cinematográfico do país, e estarão também representadas na sessão de abertura do AVANCA 2015, que tem início às 22h no Auditório do Salão Paroquial de Avanca.

A cerimónia bilingue de abertura do festival e entrega de prémios aos vencedores da edição do ano passado, conta com a exibição do filme norte-americano “Bereave”, dos irmãos Evangelos e George Giovanis, com participação do ator Malcolm McDowell, celebrizado no clássico de Kubrick, “Laranja Mecânica”, e Jane Seymour, vencedora de vários Emmy e Globos de Ouro. Farão ainda as honras de abertura, as curtas-metragens portuguesas “A Galope”, de Raquel Felgueiras, “Noturna”, de Pedro Farate, e “Mondar o milho”, de Vítor Queiroz Gomes.

As relações entre as artes plásticas e o cinema por Andre Araujo

Em paralelo com a 19ª edição do AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia, a Casa Municipal da Cultura, no centro de Estarreja, recebe a exposição “Amor Rarefeito”, do artista brasileiro Andre Araujo. Trata-se de um trabalho multimédia que estabelece um diálogo entre as artes plásticas, a literatura e o cinema. Pinturas, gravuras, fotografias, animações e projeção de vídeo compõem esta exposição, que abre amanhã às 14h30 e está patente até 26 de julho. Juntamente com Wagner Moreira, Andre Araujo apresenta “A escrita automática em William Kentrige”, resultado da sua pesquisa de doutoramento, às 11h25 de sábado, dia 25, integrando o programa da 6ª edição das conferências AVANCA | CINEMA.

Organizado pelo Cine-Clube de Avanca e pelo Município de Estarreja, o AVANCA 2015 tem o apoio do ICA / Secretaria de Estado da Cultura, IPDJ, Região de Aveiro, FCT, Junta de Freguesia de Avanca, entre diversas entidades locais.

:: Programa do Festival neste link