Aviso à população: Perigo de incêndio florestal

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Estarreja alerta para as necessárias medidas de prevenção face à situação de perigo de incêndio florestal.

quarta, 22 de julho 2015

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Estarreja alerta para as necessárias medidas de prevenção face à existência de condições favoráveis à ocorrência de incêndios florestais.

AVISO À POPULAÇÃO
10/2015/SMPC_ESTARREJA

No seguimento de informação atualizada proveniente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), transmitida pelo CDOS de Aveiro, prevê-se: 

. Vento – fraco a moderado (20-40km/h) de W/NW, acompanhado de rajadas (aprox. 60km/h), em especial durante o período da tarde. Nas Terras altas (500-900m) é expectável que o vento aumente de intensidade para amanhã, podendo atingir os 60km/h. 

. Temperatura – valores da temperatura máxima a variar entre os 23ºC e os 35ºC, para as regiões do litoral e do interior, respetivamente. Prevista pequena diminuição dos valores da temperatura partir de dia 24JUL15. 


Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:
. Tempo seco e vento moderado com a permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais. 


MEDIDAS DE AUTO-PROTEÇÃO RECOMENDADAS À POPULAÇÃO

Nos espaços rurais é proibido:

- Realizar queimadas, fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos; 
- Utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos; 
- Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração; 
- Lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes; 
- Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem; 
- A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas. 

Se efetuar trabalhos agrícolas e florestais, mantenha as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras, abasteça as máquinas a frio em local com pouca vegetação e tenha cuidado com possibilidade de ocorrência de faíscas durante a sua utilização. 


Recomenda-se a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível nos sítios da internet da ANPC e do IPMA, dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros. 

Tendo em conta a presente situação meteorológica, é também possível a afetação de grupos populacionais mais vulneráveis (idosos e crianças, sem-abrigo e doentes do foro cardiorrespiratório) devido ao calor, pelo que se recomenda a observação das principais medidas de autoproteção para estas situações divulgadas pela Direção-Geral de Saúde em www.dgs.pt.


Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt