Paulo Rodrigues é Campeão do Mundo de Canoagem

segunda, 10 de agosto 2015

Vive há 18 anos em Estarreja e é na Torreira que treina canoagem há 7 anos. Paulo Rodrigues é campeão do mundo Masters 40-44 em K1 nos 200m, título conquistado em Montemor-o-Velho, no Centro de Alto Rendimento, durante o Campeonato do Mundo de Canoagem de Velocidade de Veteranos 2015, que decorreu nos dias 18 e 19 de julho e contou com cerca de 500 atletas em representação de 27 países.

Em representação da Seleção Nacional, o atleta Paulo Rodrigues, treinador das camadas de formação e atleta veterano da Associação Náutica da Torreira, viveu uma sensação inigualável. “Um título com esta dimensão é muito bom, sinto-me feliz”, afirma sem esquecer as muitas horas de trabalho e sacrifício. “Além de toda dedicação e esforço, são muitas horas de treino, muito tempo sem estar com a família… Eu treinava às 6 da manhã e depois do trabalho ia treinar. Chegava a casa às dez horas da noite e apesar disso toda a minha família me apoiou e todos os meus atletas adoraram ver-me treinar”.

Como treinador, Paulo Rodrigues tenta transmitir aos mais jovens que “quando queremos conseguimos, é só lutarmos pelo que queremos”. A medalha de ouro é o ponto alto numa carreira em que Paulo Rodrigues não só ganha, mas também ensina a ganhar. “Ver todos os meus atletas ficarem orgulhosos e felizes é uma sensação muito boa, ver que todo o meu esforço não foi em vão e, mais do que tudo, ter o apoio dos meus atletas a gritar por mim num campeonato do mundo e vê-los a chorar no final da prova e a caminho do pódio é uma sensação muito boa”. Paulo Rodrigues lamenta que a vida de atleta e treinador de canoagem não seja suficiente para sustentar a família, pelo contrário pois implica um “esforço monetário” acrescido.

Natural de Ovar, o atleta iniciou a prática de canoagem no Recreio Desportivo de Águeda com 14 anos, representou Portugal em diversas competições e alcançou vários títulos nacionais. Vive em Estarreja desde 1997 onde se casou e tem uma filha.
 
Também o seu atleta da A. N. Torreira, o estarrejense Diogo Quintas participou e foi bem sucedido no Campeonato do Mundo Sub23, em Montemor-o-Velho, que decorreu entre 23 e 26 de julho. Em representação da Seleção Nacional em k2 200 mts, Diogo Quintas chegou à Final A onde ficou classificado num ótimo 7º lugar.