Domingo é dia de Antuartes

Pelo segundo ano consecutivo, o Antuartes volta a improvisar palcos no Parque Municipal do Antuã. Dia 20 de setembro, Estarreja acorda pintada pelas cores da cultura, do desporto e da criatividade. Um domingo diferente para passar em família que culmina com os concertos dançantes de Diego Galaz e dos Bailómondo. Todas as atividades são de entrada livre.

quinta, 17 de setembro 2015

Oficinas, workshops, demonstrações, performances e espetáculos acontecem em simultâneo e durante todo o dia. Uma explosão de fantasia e animação que promete transformar o Parque Municipal do Antuã.

No Antuartes, a festa das artes não tem limites. Além do espaço de leitura (Biblioteca no Parque), das declamações de poesia (Poetas à Solta) ou do tabuleiro de xadrez com peças gigantes (Xeque-Mate), durante todo o dia vão acontecer as oficinas de Cata-Ventos para decorar o espaço, a Oficina de Brinquedos Óticos e animação Stop Motion com Paulo D’Alva, levando os participantes a dar os primeiros passos no cinema de animação, e ainda as aparições das marionetas humanas “Agostinho e Felicidade”, da Companhia Boca de Cão, e a performance “Robertões”, da Red Cloud.

Na edição de 2015 do Antuartes cabe muito mais. Durante a manhã os visitantes podem aproveitar para fazer exercício. A aula de Zumba/Fitness está marcada para as 10h. Ioga é outra modalidade incluída no programa. Dentro das atividades desportivas haverá ainda canoagem e tiro com arco, nos períodos da manhã e da tarde.

O Parque Municipal do Antuã revela ainda “Contos com Fraldas”, pelas 11h, uma oficina de iniciação à decoração de balões, das 11h30 às 12h30, pinturas faciais, das 15h às 16h, Histórias em Família, pelas 15h30, e partidas Rápidas de Xadrez, das 14h30 às 16h30. Todos estão convidados a piquenicar no Parque, mas antes do almoço haverá um workshop e showcooking de Cogumelos e Ervas Aromáticas, dinamizado pela Bosquedinamico, que promete abrir o apetite.

Ficar em casa não é opção

O Antuartes concentra num só dia um programa eclético de propostas culturais e artísticas, capaz de envolver toda a comunidade. Recordar as tradições é um dos temas mais presentes na festa deste ano. Tanto o teatro de marionetas popular, com espetáculos e oficinas onde sobressai o famoso Dom Roberto (fantoche de luva), como as danças tradicionais trazidas pela música dos Bailómondo, abrem o baú das memórias.

A presença do teatro não se fica só pelos fantoches e marionetas. O TRAMA, oficina de iniciação teatral do Município de Estarreja, vai apresentar a nova performance “Sketch”, pelas 16h. Antes disso é a vez da Companhia dos Serviços, grupo de teatro dos serviços sociais e culturais dos trabalhadores da Câmara Municipal, se expressar em “Estórias no Parque”, apresentação aberta à participação da comunidade mediante inscrição prévia.

Música para cantar e dançar

“Quem canta (no parque) seus males espanta” é a proposta do maestro Daniel de Sousa para pôr toda a gente a cantar no Antuartes’15. O testemunho é passado ao violinista Diego Galaz que aproveita a ocasião para mostrar a sua coleção de instrumentos incomuns, dos quais extrai sons mágicos. Para encerrar a festa chegam os Bailómondo. O ritmo alucinante destes músicos vão formar um verdadeiro baile comunitário para dançar sem parar as tradições do mundo.

Organizado pelo Município de Estarreja, o Antuartes - Festa no Parque integra a programação do Festarreja’15 - Festa das Artes e da Juventude, que decorre de 19 a 26 de setembro, e é um dos momentos altos de envolvimento e participação de muitos agentes culturais locais e da comunidade em geral, que mostram a “sua arte”.

Veja o programa completo do Antuartes

Festarreja 2015 – Festa das Artes e da Juventude
19 a 26 de setembro

[PROGRAMA]

19.09 / sábado
22:00 Novo-Velho Circo - Os Acrobatas do Desejo | Cine-Teatro

20.09 / domingo
Antuartes Festa no Parque 2015 [programa completo aqui]

10:00 > 12:30 | 14:30 > 16:30 Canoagem
10:00 > 12:30 | 14:30 > 16:30  Tiro com Arco
10:00 Zumba/Fitness
10:00 > 11:30 | 15:00 > 16:30 Pintura de Cabeças de Robertos (Oficina)
10:30 > 12:30 Cogumelos & Ervas Aromáticas (Workshop + Showcooking)
11:00 Contos com Fraldas
11:00 Ioga
11:30 > 12:30 Iniciação à decoração de balões Glorious Ballons
12:00 > 12:30 | 16:30 > 17:00 Espetáculo “Dom Roberto”
12:30 > 14:30 Almoço no Parque (picnic)
14:30 > 16:30 Cogumelos & Ervas Aromáticas (Workshop + Showcooking)
14:30 > 16:30 Rápidas Xadrez
14:30 > 16:30 Estórias no Parque**
15:00 > 16:00 Pinturas Faciais Glorious Ballons
15:30 Histórias em Família
16:00 Sketch - TRAMA, grupo de teatro infantil
17:00 > 18:00 Quem canta (no parque) seus males espanta
18:00 Diego Galaz
19:00 Bailómondo

25.09 / sexta-feira
22:00 Minta & The Brook Trout | Cine-Teatro (Café-Concerto)

26.09 / sábado
21:30 Samuel Úria & Manel Cruz e Ana Bacalhau | Cine-Teatro

*todo o dia [a partir das 10:00, sem horário fixo e com intervalo entre as 12:30 e as 14:00 para almoço/picnic]
**”Estórias no Parque” conta com a participação da comunidade. Inscreva-se gratuitamente até dia 14 de setembro para s.sociais@cm-estarreja.pt e esteja presente nos ensaios prévios de 16 a 19 de setembro.