“Antuartes” envolve famílias na festa da criatividade

Com o Antuartes - Festa no Parque, a comunidade apropria-se do Parque Municipal do Antuã mergulhando em atividades de cultura, criatividade e desporto, num evento que pretende ser mais uma referência da vida cultural e lazer estarrejense.

sexta, 25 de setembro 2015

Estarreja viveu o último domingo de verão com palcos improvisados, oficinas, espetáculos e exercício físico. Um dia de experiências diferentes passado em família que culminou com os concertos dançantes de Diego Galaz e dos Bailómondo. Com o Antuartes - Festa no Parque, a comunidade apropria-se do Parque Municipal do Antuã mergulhando em atividades de cultura, criatividade e desporto, num evento que pretende ser mais uma referência da vida cultural e lazer estarrejense. 

Incentivar a vivência comunitária num ambiente de festival de artes e de lazer é o propósito da Câmara Municipal de Estarreja que organizou pelo segundo ano consecutivo o Antuartes. “É uma festa do parque, na qual o mais importante tem sido a intervenção das pessoas e instituições da comunidade”, salientou Luís Portugal, da programação e gestão cultural do Município. Entre as 10 e as 20 horas, o Parque Municipal do Antuã esteve mais colorido com as cores da cultura, do desporto e da criatividade, com atividades gratuitas e dirigidas a toda a população. 

Entre teatro, contos, leitura, poesia, desporto, gastronomia, xadrez, música e oficinas diversas, as famílias tiveram a oportunidade de dar asas à criatividade. 

“O Antuartes encheu o parque do Antuã de grande animação, com uma oferta muito diversificada de atividades culturais, proporcionando assim momentos de surpresa para os participantes que mostraram contentamento e muito interesse pela criação, num mesmo local destas manifestações de artes e ofícios, com o desejo que se repita mais vezes ao longo do ano”, comentou o realizador estarrejense Paulo D’Alva, ainda recentemente premiado pela SPA com o filme "Carrotrope", que nesta edição orientou a oficina de Brinquedos Óticos e animação Stop Motion. 

Também se cantou neste Antuartes. “Quem canta (no parque) seus males espanta” foi a proposta do maestro do Coro da Associação Cultural de Salreu, Daniel de Sousa, no Antuartes’15. "Gostei muito da ideia. Acho muito bem que Estarreja tenha este tipo de atividades com a comunidade na rua, com a comunidade no parque, onde se possa fazer música, cantar, dançar, fazer estas oficinas que estão espalhadas pelo parque. Despedimo-nos no verão de uma forma bem interessante, bem gira. Gostei muito do dia, deste trabalho e das pessoas", transmitiu no final da atividade.

As aparições das marionetas humanas “Agostinho e Felicidade”, da Companhia Boca de Cão, e a performance “Robertões”, da Red Cloud, surpreenderam miúdos e graúdos, abrindo-se igualmente espaço às tradições. Tanto o teatro de marionetas popular, com espetáculos e oficinas onde sobressaiu o famoso Dom Roberto (fantoche de luva), como as danças tradicionais trazidas pela música dos Bailómondo, abriram o baú das memórias. O Antuartes está inserido na programação do Festarreja – Festa das Artes e da Juventude que decorre até dia 26.


:: Imagens do Antuartes’15