2ª edição do OPJ: Novas ideias procuram-se

Já arrancou a 2ª edição do OPJ - Orçamento Participativo Jovem com a realização de sessões de apresentação nas escolas. Os jovens entre os 12 e os 30 anos podem apresentar as suas ideias para Estarreja até dia 15 de outubro.

sexta, 02 de outubro 2015

Já arrancou a 2ª edição do OPJ - Orçamento Participativo Jovem com sessões de apresentação nas escolas. Este é um processo de participação cívica, da responsabilidade do Conselho Municipal de Juventude de Estarreja, que assenta na consulta direta aos jovens, com idades entre os 12 e os 30 anos (residentes, estudantes, trabalhadores, membros de associações ou naturais do concelho). Os jovens podem apresentar ideias para Estarreja até dia 15 de outubro.

Tendo como objetivos incentivar a participação ativa e direta dos jovens, envolvê-los no processo de decisão política e contribuir para uma cidadania participada e responsável, o OPJ dá aos mais novos a oportunidade de identificarem, debaterem e atribuírem prioridades a projetos para Estarreja. As propostas a apresentar dividem-se em 2 tipos de projetos/investimentos: âmbito escolar e âmbito municipal.

Numa primeira fase decorrem sessões de apresentação do OPJ nas escolas do 3º ciclo e Secundária e a sessão pública de divulgação que está agendada para a próxima segunda-feira, dia 5, pelas 19h, no Edifício dos Paços do Concelho.

Votação das propostas durante a Assembleia Municipal Jovem

Durante o período de recolha de propostas decorrem sessões de trabalho nas escolas, definindo-se grupos de trabalho que irão desenvolver ideias para apresentar. As propostas devem ser submetidas através de formulário online disponível na página do OPJ na internet.

A análise das propostas decorre entre 16 a 19 de outubro, pelo Conselho Municipal de Juventude, com o apoio técnico da Câmara Municipal de Estarreja. Para dia 23 de outubro, no Cine-Teatro de Estarreja, está agendada a Assembleia Municipal Jovem, onde decorrerá a votação pública das propostas elegíveis. Os projetos vencedores serão anunciados até ao final do mês.

:: Normas de funcionamento disponíveis neste link