Alunos recebem Programa Municipal de Educação

Na última semana o Presidente da Câmara Municipal e o Vereador da Educação percorreram as escolas do concelho numa maratona motivada pela apresentação e distribuição do Plano Municipal de Educação. Um calendário útil e fácil de consultar que mais de 2 milhares de alunos levaram para casa.

quarta, 14 de outubro 2015

Neste calendário escolar de secretária, os meses que compõem o ano letivo 2015/16 estão recheados de atividades de complemento e extra curriculares que o Município de Estarreja promove “para complementar aquilo que os professores e professoras ensinam e também para que todos possam usufruir na companhia das famílias”, disse Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, enquanto explicava o Programa Municipal de Educação aos alunos do jardim-de-infância e 1º ciclo do ensino básico, acompanhado por João Alegria, Vereador da Educação.

São mais de 60 atividades até agosto de 2016 dirigidas às escolas, professores, crianças da educação pré-escolar e alunos do ensino básico e secundário, assim como às respetivas famílias. “Mais uma ferramenta para que possam aprender ao mesmo tempo que se divertem”, referiu Diamantino Sabina, dirigindo-se aos alunos e sublinhando que “aquilo que os professores vos ensinam é muito importante, por isso, estejam sempre muito atentos” durante as aulas.

Cinema, oficinas, visitas guiadas, atividades desportivas, espetáculos de dança e teatro estão entre as propostas do Município com sessões especialmente desenhadas para a população escolar e famílias. Em conjunto com o LAC - Laboratório de Aprendizagem Criativa, o Programa Municipal de Educação é estruturado no sentido de promover a diversidade na aprendizagem, formando e captando novos públicos e dotando os cidadãos de ferramentas que impulsionem o sentido crítico da vida e do mundo, desde tenra idade.

Um complemento importante à matéria dada

Tanto alunos como professores são unânimes na avaliação positiva destas atividades desenvolvidas fora do contexto escolar. Quer para complementar ou contextualizar os assuntos lecionados na sala de aula, como para permitir novas experiências, o Programa Municipal de Educação é recebido com bons olhos pela comunidade.

Diogo Machado, aluno do 4º ano na EB Padre Donaciano de Abreu Freire, recorda-se de ir ao Planetário “aprender várias coisas sobre planetas” e ao Cine-Teatro de Estarreja “ouvir música”. Já Cristiano Pereira, da EBI Pinheiro, não se esquece de quando assistiu ao filme “O Carteiro Paulo” nem da festa do magusto. Na opinião da Fátima, aluna do 4º ano da mesma escola, “dizem coisas muito interessantes” nessas atividades. “Nas visitas, por exemplo, ficamos a conhecer mais sobre o meio ambiente”, acrescentou a colega de turma Maria.

Oferecer “novas experiências e novas vivências” aos alunos é fundamental para Arminda Teixeira, professora do 1º e 2º anos na EBI Cabeças, porque “nem sempre os pais têm essa possibilidade”. Rosa Silva, professora do 3º e 4º anos na EBI Pinheiro considera as propostas do Programa Municipal de Educação “uma mais-valia que acaba por dar um pouco mais de conhecimento e que vem complementar aquilo que damos na escola.”

Sem prejudicar o programa curricular

Emídio Ferro, da EB Padre Donaciano de Abreu Freire, classifica as atividades do Programa Municipal de Educação como “extremamente cruciais”, que permitem “aos alunos enriquecer os seus conhecimentos e experiências para lá daquilo que é o espaço da sala de aula”. Face ao rol de propostas disponível, o coordenador de estabelecimento alerta que as escolas devem “ser capazes de balancear, com muito critério, o tempo que os alunos estão fora e dentro da sala de aula a aprender as áreas disciplinares, para que o programa e as metas curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação sejam cumpridos.”

O Vereador da Educação, João Alegria, refere que “as diversas atividades resultam de um trabalho aturado e preparado pelos técnicos da Câmara Municipal, tendo sido articuladas com as escolas de modo a que as aprendizagens possam ser complementadas com estas propostas, contribuindo assim para o desenvolvimento integral dos alunos.”