Programa na RVR informa sobre simulacro “ESTARrejaSEGURA15”

segunda, 26 de outubro 2015

No dia 6 de novembro, às 18 horas, a Rádio Voz da Ria (RVR) irá transmitir um programa especial dedicado a esclarecer a população sobre o simulacro denominado “ESTARrejaSEGURA15” e que vai acontecer no dia 11 de novembro com o objetivo de testar o Plano Municipal de Emergência (PME) e o novo Plano de Emergência Externo de Estarreja (PEEE). O exercício está a ser planeado e coordenado pela Câmara Municipal de Estarreja e o seu âmbito é municipal e intermunicipal. A transmissão do programa irá ser repetida no dia 9 de novembro, em horário a determinar. 
  
Numa ação promovida pelo PACOPAR, este programa de esclarecimento será moderado por jornalistas da RVR e contará com a presença de Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, na qualidade de diretor do Plano, de Marisa Machado, técnica municipal e coordenadora do exercício, Pedro Gonçalves, Diretor Industrial da CIRES e Secretário do PACOPAR, e Ernesto Rebelo, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Estarreja. O objetivo é informar a comunidade sobre o que irá ocorrer na simulação de dia 11, os meios envolvidos e responsabilidades de cada entidade na colocação em prática dos planos. 
  
Em vigor desde 2014, o novo PEEE tem como objetivo a organização da intervenção das entidades e recursos disponíveis, com responsabilidade na área da segurança, em situações de emergência com origem no Complexo Químico de Estarreja, mas que extravasem o seu perímetro, podendo afetar qualquer área do município de Estarreja. 
  
O PME visa a organização da intervenção das entidades e recursos disponíveis, com responsabilidade na área da segurança, em situações de emergência que possam ocorrer ou ter influência na área do município. Constitui uma ferramenta de resposta a todas as situações de acidente que possam afetar o concelho.