À descoberta da Câmara Municipal

Alunos visitaram edifício dos Paços do Concelho e participaram na Reunião de Câmara

quinta, 29 de outubro 2015

No âmbito do Programa Municipal de Educação, em articulação com as escolas do concelho, o Município de Estarreja promove a atividade “À Descoberta da Nossa História: A Câmara Municipal de Estarreja”, enquadrada nos conteúdos do plano curricular dos alunos do 3º e 4º anos. Trata-se de uma visita aos Paços dos Concelho, inaugurado em 1896, onde as crianças aprofundam temas como heráldica e mapa administrativo, respiram a história do edifício e descobrem tesouros do património local.

No passado dia 22 de outubro, o executivo da Câmara Municipal de Estarreja foi surpreendido pela visita de 60 alunos de 3 turmas da EB1 Mato, durante a Reunião de Câmara. Os alunos do 3º ano aproveitaram a ocasião para participar de forma ativa, colocando questões aos autarcas no período de intervenção aberto ao público.

Esta foi a primeira sessão de “À Descoberta da Nossa História: A Câmara Municipal de Estarreja”, atividade promovida pelo Município e inserida no Plano Municipal de Educação, que convida as escolas e os alunos a conhecerem os espaços, a história e as características do concelho, bem como compreenderem as dinâmicas dos serviços públicos. Durante a manhã, os alunos com 8 e 9 anos percorreram os locais mais emblemáticos dos Paços do Concelho, tais como o Salão Nobre, antiga Sala de Audiências do Tribunal, onde agora decorrem as sessões da Assembleia Municipal.

Viver a nossa história

É muito divertido, tem muitas coisas antigas”, disse o Orlando, aluno do 3º ano da EB Mato, Avanca. Depois de reverem a matéria dada na escola - o Foral, o Brasão, as Armas e o Selo do Município - foram descobrir o maior dos tesouros, o Arquivo Municipal. As crianças tiveram a oportunidade de encontrar documentos com mais de trezentos anos e perceber como funciona o depósito documental do Município, formas de armazenamento e conservação do legado deixado pelos seus antepassados. Um privilégio, já que estes espaços não estão acessíveis à população em geral. Além do Orlando, também a Melani se deliciou com a visita ao Arquivo. “Não conhecia e achei interessante haver documentos tão antigos”, referiu a aluna.

As portas da Câmara vão continuar abertas para a comunidade escolar. Nos próximos dias 6, 20 e 26 de novembro são os alunos da EB Padre Donaciano de Abreu Freire que vão percorrer os Paços do Concelho, conhecer as histórias guardadas no edifício e confirmar a importância da autarquia no desenvolvimento do território.

O projeto “À Descoberta da Nossa História: A Câmara Municipal de Estarreja” procura transmitir, in loco, conhecimentos acerca da história e das instituições públicas locais e sensibilizar para o desenvolvimento de atitudes de respeito pelo património histórico, sua valorização e conservação. O Município pretende contribuir para uma maior aproximação dos alunos à Câmara Municipal, compreendendo o seu funcionamento e papel na administração pública do território.