Estarreja espelhada em mais de 30 obras de arte

Lançamento da Revista "Terras de Antuã" e Inauguração da Exposição "PlastiCidade"

18 artistas do concelho traçam a sua visão de Estarreja na exposição coletiva “plastiCidade”. A inauguração este sábado, dia 21, pelas 18h, dá continuidade às comemorações dos 10 anos da Cidade de Estarreja e será antecedida pela apresentação da edição nr. 9 da Revista “Terras de Antuã”, pelas 16h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

sexta, 20 de novembro 2015

18 artistas do concelho traçam a sua visão de Estarreja na exposição coletiva “plastiCidade”. A inauguração agendada para dia 21 de novembro, sábado, pelas 18h, dá continuidade às comemorações do 10º Aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade e será antecedida pela apresentação da edição nr. 9 da Revista “Terras de Antuã”, pelas 16h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

As sete artes distribuem-se por mais de 30 trabalhos originais, assinados por individualidades umbilicalmente ligadas ao Município que aceitaram refletir Estarreja nas suas criações. Cada obra apresentada foi desenhada especificamente para esta exposição coletiva, promovida pelo Município de Estarreja dentro do programa comemorativo dos 10 anos da Cidade.

A figura de Egas Moniz, o Carnaval, o património Natural e o projeto BioRia são algumas das temáticas abordadas nesta “plastiCidade”, multiplicadas pelos olhares de 18 artistas locais. A liberdade criativa, aliada à materialização de diferentes perspetivas da cidade, enriquece o património artístico do concelho além de interpelar a comunidade acerca do contexto que a rodeia, ao mesmo tempo que usufrui do prazer de contemplar obras de arte.

Depois da apresentação da edição nr. 9 da Revista “Terras do Antuã – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja”, o músico e compositor Nuno Bastos inaugura a exposição com a apresentação do tema original “Estarreja és Vila-Cidade”, pelas 18h.

O roteiro da “plastiCidade” continua pelo edifício dos Paços do Concelho contemplando os trabalhos de pintura e escultura de Joakin Pereyra, intitulados “Entre o Céu e a Terra” e “Figuras”. Caminho que passa ainda pela Biblioteca Municipal para leitura dos poemas “Em Estarreja”, de Liliana Lavado”, e “Aos que sonham” e “Cidade de estórias”, assinados por Carlos Vieira.

O triângulo encerra na Casa Municipal da Cultura com a observação das criações “Convite”, “Conhecer” e “Viver”, desenhos e pinturas de Diogo Carvalho, “Um olhar sobre Estarreja”, gravura da artista plástica Maria Afonso, “Texturas da Cidade”, de Gabriel Rego, “Peça Chave”, escultura conceptual em couro assinada por José Machado, “Medo, Defesa e Elaboração”, peça de vestuário desenhada pelo alfaiate João Paulo Rodrigues, e ainda o registo fotográfico “A Praça”, de Carlos Marques, e “urbe versus ruralidade”, de João Lemos.

A Casa Municipal da Cultura recebe ainda os trabalhos multimédia realizados por Paulo D’Alva e António Costa Valente e intitulados “Louco motion” e “OlhosOlhos - na linha do jacaré”, respetivamente. A rota desta “plastiCidade” termina com a visualização da maquete/ projeto “Selfie de Estarreja - Auto-Reflexão”, dos arquitetos Ricardo e Nuno Matos, peça que será posicionada na Praça Francisco Barbosa no decorrer da exposição, percorrendo posteriormente alguns locais mais emblemáticos das freguesias do concelho.

A exposição coletiva “plastiCidade” estará patente até 26 de janeiro de 2016 nos referidos equipamentos municipais e irá integrar o concerto de TRItono, projeto dos músicos Ricardo Antão (eufónio), Vasco Valente (clarinete) e Sandro Andrade (marimba), dia 17 de janeiro, pelas 17h, no espaço Café-Concerto do Cine-Teatro Municipal.

Homenagem às coletividades concelhias

No próximo sábado, pelas 16h30, o Salão Nobre dos Paços do Concelho recebe o lançamento de mais uma edição da revista “Terras de Antuã – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja”, publicação anual que, desde 2007, se dedica ao registo e divulgação do património local.

Ao longo de mais de 300 páginas e 19 artigos redigidos por 21 autores, esta 9ª edição destaca diferentes temáticas como o associativismo concelhio, construção naval e a comemoração dos 65 anos da construção do Cine-Teatro Municipal.

A Casa-Museu Egas Moniz surge destacada na capa, lembrando que este ano se comemora um século desde a reconstrução da outrora chamada Casa do Marinheiro, pelo estirador do arquiteto Ernesto Korrodi (1870-1944).

[programa]
Sábado, 21 de novembro 2015
Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho

16h30 Apresentação da Revista “Terras de Antuã – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja – Número 9