6ª Gala Sénior da Escola Municipal de Desporto

sexta, 04 de dezembro 2015

Ser ativo não tem idade! Este sábado, dia 5 de dezembro, a 6ª edição da Gala Sénior vai demonstrar isso mesmo com a apresentação das 9 turmas do programa de ginástica de manutenção +50, da Escola Municipal de Desporto (EMD). O evento tem início às 16h00 no Cine-Teatro de Estarreja, com entradas livres.

Um total de 160 participantes sobem ao palco do CTE para darem a conhecer o resultado do trabalho desenvolvido nas aulas que frequentam duas vezes por semana. Um espetáculo multidisciplinar onde o desporto e a dança garantem ritmo e alegria capazes de contagiar toda a plateia. Apoiados pelos seus professores da EMD, os atletas “+ 50” ensaiaram para, de uma forma lúdica e animada, apresentar uma demonstração daquilo que fazem nas aulas e exibir a sua boa forma física.

Inserido na Oferta Desportiva Municipal e criado em 2002, o programa + 50 proporciona atividades contínuas de ginástica de manutenção (2 aulas por semana) e várias atividades pontuais, com o objetivo de criar hábitos para a prática de atividade física regular e sensibilizar para os benefícios na saúde e qualidade de vida. No atual ano letivo, estão inscritos perto de duas centenas de estarrejenses, com idades a partir dos 50 anos, constituindo 9 turmas distribuídas por todo o concelho.

As inscrições estão abertas durante o ano todo no Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja e na Piscina Municipal de Avanca.

+ INFO

PROGRAMA +50 (AULAS DE GINÁSTICA DE MANUTENÇÃO)

Projeto que consiste na sensibilização e criação de hábitos para a prática de atividade física regular. São desenvolvidas atividades contínuas de ginástica de manutenção e atividades pontuais sob forma de encontros desportivos e passeios. Face aos benefícios da prática regular e sistemática de atividades físicas nos diferentes domínios físico, fisiológico, psicológico e social, é objetivo geral, promover na população concelhia um conjunto de atividades, de forma individualizada e devidamente orientada, que possibilitem uma melhoria da autonomia e qualidade de vida dos sujeitos, com reflexos esperados na sua saúde.

Funcionamento
As atividades têm a duração de um ano letivo. As sessões caracterizam-se por um trabalho generalizado, incluindo uma ativação geral, exercícios aeróbios (caminhar, dança, jogging), exercícios de força, de equilíbrio, jogos lúdicos e relaxamento final.
Desenvolve-se em duas sessões semanais de 60 minutos cada, nos pavilhões locais.
São promovidas atividades ao ar livre (marchas de orientação, jogos e outras atividades nas ruas e jardins), encontros (debates informativos), festas e intercâmbios com os outros grupos.

Do ponto de vista da saúde
Aumentar a aptidão cardiovascular;
Aumentar os níveis de força e resistência musculares;
Manter e/ou atenuar a perda da flexibilidade, coordenação e equilíbrio;
Diminuir os fatores de risco atribuíveis ao desuso e ao envelhecimento.

Do ponto de vista social
Aumentar a interação social;
Diminuir o isolamento;
Aumentar os níveis de independência e autonomia;
Ocupar os tempos livres;
Promover o bem-estar.