Orçamento Participativo Jovem: Três projetos vencedores concretizam-se em 2016

sexta, 30 de outubro 2015

Já são conhecidos os resultados da 2ª edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ), com os jovens estarrejenses a preferirem os projetos “Megatecla” (âmbito escolar), “EKOTree” e “Paintball Avanca” (âmbito municipal). Se, por um lado, a EB23 Prof. Dr. Egas Moniz, em Avanca, vai atualizar o Espaço Multiusos, por outro lado os Parques Municipais do Mato e do Antuã preparam-se para receber novas dinâmicas que incentivam atitudes sustentáveis e a prática desportiva.

Do total de 23 projetos apresentados, dos quais 12 foram considerados elegíveis – 4 de âmbito escolar e 8 de âmbito municipal – saíram 3 vencedores. Após a Assembleia Municipal Jovem, que decorreu no passado dia 23 de outubro, no Cine-Teatro de Estarreja, e onde cada grupo candidato apresentou a sua ideia para melhorar a escola ou o Município, os jovens de Estarreja correram às urnas para escolher aqueles que consideram ser os projetos mais urgentes a serem implementados pela autarquia.

Com os olhos postos em 2016 estão os 10 alunos do 8º ano da EB23 Prof. Dr. Egas Moniz, responsáveis pelo projeto “Megatecla”. Com um orçamento global de 5.000€, os estudantes vão agora concretizar a vontade de ver o Espaço Multiusos da escola renovado, vestido com novo equipamento informático e software para “aprendizagem de línguas”, conforme referem na descrição da ideia.

Os dois projetos de âmbito municipal eleitos pelos jovens são a “EKOTree” e o “Paintball Avanca”. Numa visão futurista para o concelho e seguindo a premissa “We Love Estarreja – A Cidade que Aposta no Futuro”, Katherine Ferreira, Natália Silva e Pedro Valente, da Escola Secundária de Estarreja (ESE), responsáveis pela “EKOTree”, vão plantar uma “árvore auto sustentável” no Parque Municipal do Antuã, capaz de gerar energia elétrica através de “painéis solares que fazem a vez das folhas”. Por sua vez, com o “Paintball Avanca”, Eduardo Oliveira, também da ESE, leva a atividade ao Parque Municipal do Mato no próximo ano. De acordo com a descrição dos projetos de âmbito municipal vencedores, esta vertente do OPJ irá representar um investimento municipal na ordem dos 9.750€ - 7.750€ para a “EKOTree” e 2.000€ para o “Paintball Avanca”.

Esta é a 2ª edição do OPJ, uma iniciativa promovida pelo Município de Estarreja através do Conselho Municipal de Juventude e que chama os jovens dos 12 aos 30 anos a participar nas decisões municipais, motivando a cidadania ativa. O OPJ disponibiliza uma verba global de 15 mil€ para a concretização dos melhores projetos. A “Megatecla”, a “EKOTree” e o “Paintball Avanca” são os três projetos que serão inscritos no Orçamento Municipal 2016.

Da 1ª edição do OPJ também saíram três projetos vencedores: “Sala mEGAS – mega conforto, melhor escola!” (âmbito escolar), “Avanca Radical” e “Coreto de Madeira” no Parque do Antuã (âmbito municipal). A “Sala mEGAS” foi inaugurada a 5 de junho e resulta no prolongamento do Polivalente da EB23 Prof. Dr. Egas Moniz, possibilitando o convívio entre alunos e a prática de modalidades desportivas como ténis de mesa e jogos de tabuleiro. O evento “Avanca Radical” decorreu cerca de um mês depois, a 4 de julho, inserido no Encontro Nacional de Minis. A ideia que mais votos recolheu na 1ª edição do OPJ foi levada a cabo com um sábado repleto de atividades radicais e ainda insufláveis, parede de escalada, touro mecânico, slide e piscina de espuma que divertiram para toda a população. O “Coreto de Madeira” será o próximo projeto vencedor a ser implementado no Parque Municipal do Antuã.