Ideia candidata ao OPJ foi concretizada pela Escola Secundária

Kiosk Digital é o novo ponto de atendimento dos estudantes

A ideia não venceu o OPJ – Orçamento Participativo Jovem, contudo a Escola Secundária de Estarreja achou que seria um desperdício não avançar com a solução. Hoje, os estudantes têm à sua disposição o Kiosk Digital, um quiosque multimédia interativo que disponibiliza vários serviços, como comprar senhas de refeição, e assim poupar tempo.

sexta, 18 de dezembro 2015

Com o objetivo geral de “modernizar a escola, apostando nas novas tecnologias”, a candidatura apresentada pelos alunos Mónica Rodrigues, Juliana Silva, Gisela Aguiar e Levi Lavoura ficou em segundo lugar na votação da 2ª edição do OPJ 2015/2016 e, como tal, não conseguiu o financiamento desejado. Se uma boa ideia também depende da oportunidade, neste caso ela surgiu. A direção da Escola Secundária decidiu implementar o Kiosk Digital considerando as vantagens que representa para a sua comunidade escolar.

Este ponto de atendimento permite aumentar a eficiência de alguns serviços da escola, como por exemplo a papelaria, contribuindo para reduzir tempos de espera. O quiosque permite consultar o saldo e carregar o cartão escolar e  comprar senhas de refeição. Um serviço ao dispor de alunos.

Na 2ª edição do OPJ, os jovens estarrejenses escolheram os projetos “Megatecla” (âmbito escolar), “EKOTree” e “Paintball Avanca” (âmbito municipal). O OPJ é uma iniciativa promovida pelo Município de Estarreja através do Conselho Municipal de Juventude e que chama os jovens dos 12 aos 30 anos a participar nas decisões municipais, motivando a cidadania ativa. O OPJ disponibiliza uma verba global de 15 mil€ para a concretização dos melhores projetos. A “Megatecla”, a “EKOTree” e o “Paintball Avanca” estão inscritos no Orçamento Municipal de 2016.