Centenas de vozes cantam a chegada do novo ano

15º Encontro de Trupes de Reis no domingo, dia 10, às 16h

quarta, 06 de janeiro 2016


O Cine-Teatro de Estarreja recebe 16 grupos no tradicional Encontro de Trupes de Reis, promovido pela Câmara Municipal. O espetáculo, onde os protagonistas são as coletividades e instituições locais, terá lugar no dia 10 de janeiro, próximo domingo, com início às 16h00. Pelo palco, como já tem sido tradição nos últimos anos, irão passar cantores e músicos de todas as idades.   

Este evento, que se realiza desde 2002 e portanto vai já na sua 15ª edição, traduz a aposta da Câmara Municipal na preservação e divulgação da cultura popular, motivando igualmente a participação dos mais novos para que possam perpetuar esta tradição. Indo de encontro a este objetivo, tem especial importância o grupo de reis criado no âmbito da disciplina de Expressão Musical das AEC - Atividades de Enriquecimento Curricular. Aos professores de Música juntam-se alunos das escolas de Pardilhó, Mato, Padre Donaciano e Salreu para cantar as janeiras. 

Entro o vasto rol de grupos participantes, incluem-se ranchos folclóricos (Tricaninhas do Antuã, Casa do Povo de Avanca, Veiros e Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã), os grupos de música popular e tradicional (Ventos da Ria, Aidos Velhos, Cantares das Póvoas), instituições particulares de solidariedade social (Centro Paroquial de Pardilhó, Santa Casa da Misericórdia de Estarreja, Centro Paroquial de Avanca, Estrutura Residencial para Idosos Egas Moniz e Lar da Quinta do Rezende e Cerciesta), bem como outras coletividades de cultura e desporto (Universidade Sénior Rotary, Confraria da Broa d’Avanca, Liga dos Amigos do Hospital Visconde de Salreu e Associação Atlética de Avanca), que também se organizam para marcar presença neste encontro.

A entrada é gratuita (sujeita à lotação da sala). Venha cumprir a tradição!


ENCONTRO DE TRUPES DE REIS
10 janeiro 2016, domingo, 16h00, Cine-Teatro de Estarreja

Grupos participantes:

1. Coral “Ensaios de Canto” - Universidade Sénior Rotary
2. Centro Paroquial de Pardilhó
3. AEC - Atividades de Enriquecimento Curricular
4. Cerciesta
5. Rancho Folclórico “As Tricaninhas do Antuã”
6. Coral Vamos Cantando (Centro Paroquial de Avanca, ERPI Egas Moniz e Lar da Quinta do Rezende)
7. Grupo de Música Tradicional Portuguesa Ventos da Ria
8. Grupo de Cavaquinhos Aidos Velhos
9. Coral “Vozes do Tempo” - Santa Casa da Misericórdia de Estarreja
10. Confraria da Broa d’Avanca
11. Liga dos Amigos do Hospital Visconde de Salreu
12. Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca
13. Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros
14. Grupo Coral “Cantares das Póvoas”
15. Rancho Folclórico “As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã”
16. Associação Atlética de Avanca