Emanuel Rufo conquista um dos mais prestigiados prémios mundiais de Design

Pardilhoense recebe o IF Design Award esta sexta-feira em Munique

O estarrejense Emanuel Rufo foi premiado com um dos mais prestigiados prémios de Design, o IF Design Award. Este galardão está entre os maiores e mais importantes prémios internacionais de Design, sendo o seu selo sinónimo de qualidade e prestígio mundial. O designer de Pardilhó desloca-se a Munique, Alemanha, para receber o prémio numa cerimónia que decorrerá esta sexta-feira, dia 26 de fevereiro.

quarta, 24 de fevereiro 2016


O designer autor foi premiado na disciplina de “Produto” nos “iF Design do Award 2016” com um projeto desenvolvido para a Sanindusa Indústria de Sanitários SA. Trata-se do produto LINE 42, uma gama de torneiras de casa de banho, de espessura reduzida, inspirada no poder de sedução do corpo feminino. O design depurado de Emanuel Rufo culminou numa linha de misturadoras que se baseiam na silhueta da mulher, musa inspiradora do produto.

Este prémio, atribuído pelo iF International Forum Design, acontece desde 1953 e tem-se destacado como uma das mais reconhecidas instituições de design do mundo. Recebe anualmente cerca de 5000 participações de 70 países.

Emanuel Rufo reage à distinção. “O reconhecimento do meu trabalho é premiado internacionalmente pela segunda vez, desta vez com o iF DESIGN AWARD. É por isso com algum entusiasmo que vejo o meu esforço e dedicação serem compensados. Esta distinção atribuída ao projeto que desenvolvi para a Sanindusa, Indústria de sanitários SA, é um fator muitíssimo importante e positivo para a minha carreira, mas também para a empresa que tem feito um excelente trabalho de desenvolvimento, apostando em produtos inovadores de grande qualidade. Trata-se de uma nomeação de prestígio e um grande incentivo de trabalho para o futuro.”

Esta é a segunda distinção internacional conquistada por Emanuel Rufo depois de, em 2014, ter sido distinguido com o prémio "RED DOT AWARD", pelo capacete SWITX SX.10 que desenhou para a empresa NexxHelmets (ver notícia).

Emanuel Rufo tem 40 anos e reside em Pardilhó. Formado em Design Industrial na Universidade de Aveiro, é designer residente na empresa aveirense de artigos sanitários Sanindusa. Em 2012, o pardilhoense lançou um novo projeto de design de brinquedos em madeira, denominado "EmanuelRufo". Influenciado pelos seus pais que são artesãos, desde muito novo manifestou grande interesse pelo artesanato, mais concretamente pelo fabrico de peças em madeira. Em 2001, desenhou o primeiro cavalinho baloiço, e desde então com a ajuda do seu pai Manuel Rufo, tem vindo a materializar algumas ideias, fazendo uma ponte entre o design de produto e o artesanato.