Unidades de alojamento local em Estarreja privilegiam o campo e a natureza

Aproveite ao máximo as miniférias da Páscoa e marque encontro com a tranquilidade, em Estarreja. Desenhada pela Ria e pela paisagem natural, Estarreja dispõe de uma oferta de alojamento local onde se privilegia a qualidade, o conforto e o descanso, entre o campo e a cidade.

sexta, 18 de março 2016

Para além do Tulip Inn Estarreja Hotel & Spa, unidade de quatro estrelas referenciada como alojamento recomendado no guia “Boa Cama, Boa Mesa - Expresso 2015”, existem em Estarreja quatro unidades de alojamento local. São o resultado de reabilitações de edifícios já existentes e fruto de investimentos nacionais.

Após uma cuidadosa reparação, (re)nasceu em Salreu a Casa do Sino. A decoração com uma seleção de peças de época acentua a carga histórica deste edifício do estilo arte nova datado de 1913. Dispõe de 5 quartos e acolhe até duas famílias que podem disfrutar do seu mágico jardim onde se encontra a piscina coberta. É possível jogar ténis de mesa e dardos na propriedade ou então simplesmente ler um livro numa das camas de rede disponíveis.

A renovada Casa Vila Palmeira é uma propriedade de gerência familiar situada em espaço rural, na aldeia de Fermelã. Também aqui se pode usufruir de um ambiente tranquilo e do ar puro do campo numa casa centenária do início do século passado, com fortes marcas de arte nova. Todos os quartos combinam o estilo moderno com elementos arte deco dos anos 30. O terraço panorâmico é palco privilegiado para um pequeno-almoço requintado. Recomenda-se o jantar caseiro preparado pela dona da casa.

“Longe do buliço, perto de tudo” é o convite do Pátio Canelas. No centro da freguesia, por detrás da fachada verde e branca de uma típica casa portuguesa, abre-se um novo mundo para os hóspedes que queiram fugir à rotina, entregar-se a bons momentos de descanso e acesso a locais com História e tradições, uma natureza rica, gastronomia típica e ao desporto e lazer.

Na vila onde nasceu o cientista Egas Moniz e onde se situa a única Casa-Museu de um Prémio Nobel em Portugal, as primeiras referências à Quinta da Aldeia de Avanca remontam ao início do séc. XVII, como residência do Reitor da Freguesia. Hoje, após remodelação e decoração com mobiliário original e outras peças de época restauradas, constitui mais uma sumptuosa resposta de alojamento local. Imponente o Solar que remonta aos finais do séc. XVII. Diversificada a aposta que inclui acordos estabelecidos com a Associação de Caça e Pesca de Avanca e com o Centro Hípico do Bunheiro, permitindo outras atividades de animação e lazer, tais como passeios a cavalo, tiro ao prato ou pesca desportiva.

Para comer, a gastronomia tradicional serve-se muito perto, na Casa Mattos Restaurante, em Salreu. A história desta cozinha remonta a 1915, quando a bisavó do atual proprietário, Manuel da Bandeira, fundou a Casa D'Adelaide. Em 1997, nascia o restaurante de comida tradicional portuguesa, hoje referência no guia Boa Cama Boa Mesa e no Guia Michelin.

Passe pela Mercearia d’Avó, em Avanca. Este é espaço repleto de memórias do tempo dos nossos avós. A começar pelo mobiliário, dos anos 40/50 de uma antiga mercearia existente em Avanca, que foi recuperado mantendo as linhas essenciais da época e as cores originais. Os produtos caseiros e tradicionais portugueses encarregam-se do resto, reavivando sentimentos, lembranças do passado e o conforto dos petiscos das nossas avós.

Em terra de tecedeiras, é obrigatória a visita à Casa do Tear, em Pardilhó, onde pode encontrar diversos produtos baseados nos tapetes artesanais de Pardilhó. Os três irmãos Tavares recuperaram a antiga casa da família e adaptaram-na a café/ bar, museu, loja de artesanato, espaço de exposições e espaço com tecedeiras que trabalham ao vivo.

Estar em Estarreja é sentir o património natural que nos rodeia. Ao percorrer os 8 Percursos BioRia, distribuídos por todo o concelho, poderá apreciar alguns dos mistérios da vida selvagem. A natureza respira-se também no centro da cidade onde pode fazer um passeio à beira rio no Parque Municipal do Antuã ou sentar-se na agradável esplanada do Café do Parque. A par do património natural único, as tradições e o artesanato, o património arquitetónico e a gastronomia intensificam o convite para a vir à descoberta do nosso concelho.

+ INFO Roteiro Viva Estarreja | Mapa Percursos BioRia