Dia Nacional dos Moinhos

Conheça os Moinhos de Avanca!

quinta, 07 de abril 2016


Estarreja comemora o Dia Nacional dos Moinhos no próximo fim-de-semana, dias 9 e 10 de abril. Visitas guiadas, demonstrações e passeio de bicicleta dão a conhecer o inestimável valor patrimonial dos belos exemplares existentes em Avanca. As inscrições terminam esta quinta-feira, dia 7 de abril.

O Moinho de Meias, situado na Quinta do Marinheiro da Casa-Museu Egas Moniz e recuperado pela Câmara Municipal de Estarreja, é um dos palcos das comemorações com a realização de visitas guiadas e demonstração da atividade do moinho, no sábado, dia 9, entre as 14h e as 17h.

No domingo, a Rota dos Moinhos de Avanca, com concentração às 9h na sede da Confraria da Broa de Avanca, levará os participantes por um percurso de tradições e memórias deixadas pelos nossos antepassados que utilizavam os moinhos e azenhas para moer o grão, cuja farinha utilizavam para fazer o pão.

A iniciativa da Confraria da Broa de Avanca pretende chamar a atenção para os moinhos tradicionais, em parceria com a Câmara Municipal de Estarreja e com a indispensável colaboração dos proprietários dos moinhos localizados na freguesia de Avanca.

 

Comemoração do Dia Nacional dos Moinhos

Sábado, 9 abril // MOINHO DE MEIAS 
14h-17h Visitas guiadas e demonstração da atividade do moinho

Domingo, 10 abril // ROTA DOS MOINHOS DE AVANCA 
9h Concentração na Sede da Confraria da Broa D’Avanca (junto à CP de Avanca)
9h30 Passeio de bicicleta pelos Moinhos de Avanca
13h Almoço

: Inscrições até 7 de abril para: broadavanca@gmail.com | 935 605 573 / 917 642 697 | ou junto dos Confrades

:: Valor de participação na Rota 2,5€ | Com almoço 10€  

Organização Confraria da Broa D’Avanca
Apoio Câmara Municipal de Estarreja e Junta de Freguesia de Avanca