Jovem estarrejense cria sapatilha inovadora

O programa municipal “Empreendedorismo na Escola” continua a dar frutos e esta é mais uma história que comprova que está a nascer uma cultura empreendedora em Estarreja. A participação na Academia Empreendedora, nas férias de Natal, motivou o jovem estarrejense André Santos a avançar para a materialização da sua ideia de negócio, aos 15 anos.

terça, 12 de abril 2016

“vontade de saber mais” encorajou André Santos, estudante do 10º ano do Curso de Ciências Socioeconómicas da Escola Secundária de Estarreja, com apenas 15 anos, a trocar alguns dias de férias pela formação da Academia Empreendedora, promovida pela Câmara Municipal de Estarreja e que se realizou em dezembro na Incubadora de Empresas. Na altura, afirmou estar perante “uma boa oportunidade para o meu futuro, para conhecer melhor a minha área e ter mais conhecimentos”. Empreendedorismo, financiamento de projetos, crowdfunding, modelos de negócio, procura ativa de emprego e pitch são alguns dos novos termos que os jovens participantes, dos 10º e 11º anos, passaram a integrar no seu vocabulário após três dias intensos de formação.

Este foi o impulso final que levou André Santos a criar no início deste ano a KITEBK, uma marca nacional de artigos desportivos, cujo objetivo é produzir de uma sapatilha inovadora. A ideia nasceu da carência no mercado nacional de calçado de desporto com qualidade mas com preços mais acessíveis. “Em Portugal as ofertas destes produtos eram de extremos, ou seja, ou encontramos uma sapatilha duma multinacional esteticamente bonita e de boa qualidade, com o custo superior ao poder de compra da maioria da população portuguesa, ou encontramos uma sapatilha acessível mas de fraca qualidade e esteticamente mais feia”, constata o promotor.

O jovem estarrejense concebeu a KITEBK, tendo contado com o apoio do pai, Carlos Santos, que é gestor e tem 41 anos. O objetivo “é criar produtos inovadores e de qualidade e contribuir para modernizar e apostar em Portugal!”. A ambição de André é construir “uma das maiores marcas nacionais do setor e, quem sabe, a nível internacional.”

Campanha de crowdfunding

Até lá, a KITEBK procura potenciais investidores e tem em curso uma campanha de crowdfunding na plataforma PPL. A campanha decorre até 20 de abril e pretende angariar um mínimo de 6 mil euros destinados à produção e desenvolvimento de 600 pares de sapatilhas e ações de marketing, publicidade e divulgação.

:: A marca está no Facebook, Twitter e Instagram