Feira do Livro de Estarreja

terça, 03 de maio 2016

Promovida pela Biblioteca Municipal de Estarreja (BME), a Feira do Livro decorre entre 5 a 7 de maio reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da literatura. O Jardim da BME, nas traseiras do histórico edifício, será o palco da edição deste ano. Encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança escrevem a edição deste ano da Feira do Livro de Estarreja.

[5 a 7, Jardim BME] FEIRA DO LIVRO

Dia 5, quinta
10h30 às 16h30 Encontro com Escritores… Luísa Ducla Soares e Daniel Completo
Os autores apresentam os seus dois recentes trabalhos: "O Eco da Ecologia" e “O Som das Palavras”. O  Eco da Ecologia é um auxiliar do professor na sensibilização das crianças para os graves problemas que a Terra enfrenta, resultantes da poluição e outros atentados humanos ao ambiente. O Som das Palavras realiza uma viagem pelos 50 anos de vida do músico e compositor Daniel Completo, em volta das canções e dos poemas de Luísa Ducla Soares, que fizeram e continuam a fazer a alegria das crianças, levando-as abraçar o mundo dos sons.

21h30 Espetáculo de Histórias e Dança pela Escola de Ballet de Estarreja

Dia 6, sexta
10h30 às 15h30 Encontro com Escritores… “O Morcego Bibliotecário”, uma história com asas escrita por Carmen Zita Ferreira e ilustrada por Paulo Galindro
Os morcegos, pela sua habilidade em capturar insetos, asseguram a preservação dos livros de algumas das mais antigas e relevantes bibliotecas portuguesas. Esta história com asas enfatiza sobretudo o amor aos livros e à leitura. Ao criativo argumento, sonhado por Carmen Zita Ferreira, o ilustrador Paulo Galindro empresta e dedica toda a sua arte e paixão na técnica (de ilustração) de um livro. O resultado é absolutamente fantástico.

21h00 Apresentação do livro “Crónicas do Delfim” de Ana Borges
Ana Borges editou o seu primeiro livro, “Pensamentos ao Sol”, em janeiro de 2015. “Crónicas do Delfim” é o primeiro livro de edição de autor.

22h00 Noite de Fado
Voz: Ana Margarida | Viola de Fado: Lino Lobão | Guitarra Portuguesa: Paulo Gomes

Dia 7, sábado
10h30 Contos com Fraldas Bebés dos 6 meses aos 3 anos
A partilha das emoções através da leitura de sons e ritmos inseridos nas histórias contadas são reconfortantes para os bebés. A aquisição de capacidades linguísticas é possível através dos livros e das ilustrações. Esta sessão permite que os bebés entrem num novo mundo de experiências com o verbo “brincar” como ator principal. Mediante inscrição gratuita.

11h00 Apresentação do livro “Acabar Com as Fraldas e Com o Chichi na Cama” por Olga Reis
Quando chega a altura de tirar as fraldas aos mais pequenos são muitas as dúvidas que assaltam os pais. Olga Reis é psicóloga clínica e responde a todas as perguntas, com um plano prático e eficaz.

Encontro com o Stilton - Personagem da Literatura Juvenil

Histórias em Família - Piquenique da Leitura
As histórias encantadas ganham vida num momento de partilha entre pais e filhos. As fadas trazem pó mágico através das palavras escritas e os leões saltam das ilustrações para encorajar as crianças a descobrir um mundo encantado. Numa sessão repleta de magia e surpresas, as famílias irão viajar num mundo imaginário onde o Livro é sempre o protagonista.

17h00 Encontro com Escritores… Ana Bravo Apresentação dos livros “A Dieta Viva!,Saúde no Tacho” e “Corpo de Verão
Ana Bravo participa com regularidade no programa "Querida Manhãs", na SIC, e tem uma participação semanal no programa "Grandes Manhãs", no Porto Canal. Foi aqui que iniciou o seu próprio programa, "Saúde no Tacho", cujo tema principal é a culinária saudável. Entre os muitos projetos que abraça, conta-se aquele que a liga de forma diária ao público, a página que criou no facebook “Ana Bravo - Nutrição com Coração”, através da qual, com receitas, vídeos e partilha de experiências, ajuda as pessoas a terem mais saúde.  A nutricionista editou, em 2013, "A Dieta Viva!" e, no final de 2014, "Saúde no Tacho".

21h00 Apresentação do livro "Free Lance" de Diogo Carvalho
Free Lance é o novo projecto de Diogo Carvalho, autor de Obscurum Nocturnus, cujo lançamento oficial decorreu em dezembro na Comic Con Portugal. Sátira ao estilo Sword and Sorcery, Free Lance é um one shot comic escrito e desenhado por Diogo Carvalho, cores de Nomesh Morarji e design e paginação de Nelson Nunes.

22h00Muito Riso, Muito Siso”
Espetáculo que comprova a capacidade de muitos textos lusófonos em dizer grandes coisas, nem sempre com as palavras mais sérias e formais. Um espetáculo simplista, algo despido, tão-só suportado no fio das palavras, mas de humor potente! É um solo de Luís Fernandes, no papel de músico-“diseur”, dando vida e voz a textos humorísticos de grandes vultos da literatura de expressão portuguesa, criteriosamente selecionados por Odete Ferreira.

EXPOSIÇÕES
[3 a 27, Sala de Leitura] Exposição de Porquinhos Mealheiros
Trabalhos realizados por IPSS dos Municípios de Estarreja e Murtosa

[6 a 31] “Desenha um direito” Inauguração: dia 6 pelas 16h
As crianças têm direitos. Com o objetivo de os divulgar junto da comunidade e em especial dos mais novos, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Estarreja promoveu um concurso de desenho destinado aos alunos do 2º ciclo do ensino básico denominado “Desenha um Direito”. A iniciativa surgiu no âmbito da comemoração da Declaração Universal dos Direitos da Criança, proclamada pelas Nações Unidas a 20 de novembro de 1959.

Mais informaçoes http://biblioteca.cm-estarreja.pt