Câmara Municipal de Estarreja e AIDA estabelecem parceria pela competitividade

segunda, 09 de maio 2016

Câmara Municipal de Estarreja (CME) e AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro encontram novas formas de cooperação, que foram formalizadas no dia 5 de maio, na abertura do jantar-conferência sobre "A Internacionalização e o Investimento da Indústria Inteligente", que decorreu no Centro de Negócios de Estarreja, com a presença do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, e do Presidente do Conselho de Administração da CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Carlos Tavares.

O Presidente da CME, Diamantino Sabina, e o Presidente da AIDA, Fernando Castro, rubricaram dois protocolos que visam a dinamização de ações de apoio ao desenvolvimento económico e empresarial do concelho, tendo como fim último contribuir para a competitividade das empresas de Estarreja, assegurando um ambiente favorável ao seu crescimento.

Explorar parcerias institucionais, estabelecer novas sinergias e consolidar as atuais, criar redes que aumentem o espectro de colaboração, incrementar a visibilidade perante investidores, divulgar os serviços prestados dentro do Eco Parque Empresarial de Estarreja e facilitar a troca de boas práticas, são alguns dos desafios agora lançados.

“Com o conhecimento profundo de anos de experiência (da AIDA) temos muito a ganhar, os empresários locais têm muito a ganhar”, afirmou Diamantino Sabina, sublinhando a aposta municipal no desenvolvimento económico. Esta aproximação a uma entidade relevante no panorama regional é mais um exemplo da postura do Município que lidera inserindo-se “na nossa estratégia para que possamos ser um parceiro ideal para quem se queira instalar em Estarreja.”

Mais de 65 milhões de investimento em duas unidades industriais

O Eco Parque Empresarial de Estarreja, onde fica situado o Centro de Negócios, é a prova da vitalidade económica que o concelho está a viver. “Temos dois grandes investimentos em curso, um na ordem dos 45 milhões de euros, outro na ordem dos 20 milhões de euros e não são os únicos”, adiantou sublinhando que “há muita vontade dos empresários investirem em Estarreja”. No mesmo dia em que inaugurou a nova Loja Lidl, a terceira do país com o novo conceito da cadeia de distribuição alimentar de origem alemã, e que representou um investimento de 2,5 milhões de euros, o autarca estarrejense mostrou-se especialmente otimista no futuro. “Há mais empresas a investir muitos milhões de euros no concelho de Estarreja. O Eco Parque Empresarial é um claro exemplo disso”, concluiu perante um auditório de 70 representantes de empresas e entidades várias.

Em contacto com o mundo

Da parte da AIDA, Fernando Castro referiu que “a nossa missão é representar, defender e promover o tecido empresarial da nossa região. A ligação com o poder local, com as autarquias, revela-se essencial. Procuramos responder com a nossa experiência e receber do Município de Estarreja bons contributos para que possamos melhor realizar a nossa missão. A nossa aposta comum é promover o desenvolvimento socioeconómico da nossa região e nisso estamos todos focados e vamos procurar atingir esse desiderato.”

Promover a inovação, a cooperação empresarial e o desenvolvimento de negócios a nível europeu e com países terceiros são os objetivos do Plano de Ação também ontem formalizado no âmbito da Enterprise Europe Network (EEN) – PORTUGAL, tirando partido das competências da AIDA “na área da internacionalização através das quais procura prospetar novos mercados como também trazer até nós potenciais clientes. Ambas as perspetivas são do interesse para o Município de Estarreja”, afirmou Fernando Castro, acrescentando que “o trabalho em rede põe-nos em contacto com o mundo.”

Marcando com sucesso esta aproximação institucional, realizou-se no Centro de Negócios na última noite o jantar-conferência sobre "A Internacionalização e o Investimento da Indústria Inteligente". Promovido pela AIDA, em parceria com a Câmara Municipal de Estarreja, teve como painel de oradores, o Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, que focou “O crescimento das fábricas inteligentes”, e o Presidente do Conselho de Administração da CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Carlos Tavares, cuja intervenção incidiu sobre “Os desafios do Investimento”, fornecendo contributos para elucidar e nortear os empresários presentes.