Comemoração do Dia dos Museus na Casa-Museu Marieta Solheiro Madureira

Venha participar e descobrir a cultura local! Sugerimos um roteiro entre dois concelhos (Estarreja/ Murtosa) onde poderá conhecer um pouco mais da sua história.

segunda, 09 de maio 2016


Dia Internacional dos Museus 2016 - "Museus e Paisagens Culturais"

Casa-Museu Marieta Solheiro Madureira

Programa

14 de maio (sábado)
RALLY CULTURAL – “Entre as Garças e os Moliceiros”

Venha participar e descobrir a cultura local! Um roteiro entre dois concelhos (Estarreja/ Murtosa) onde poderá conhecer um pouco mais da sua história.

Inscrições até ao dia 11 de maio
Equipas até 5 elementos (máximo)
Preço elemento 2€/ Equipa de 5 elementos 8€
Máquina fotográfica por equipa

Inscrições e mais informações e-mail info@fundacaomadureira.com ou tlf 234842241/ 963795410

15 de maio (domingo)
14h-17h VISITAS GRATUITAS À CASA-MUSEU MARIETA SOLHEIRO MADUREIRA

Situado na cidade de Estarreja, o edifício foi concebido no final da década de 40 do século XX para residência do casal Madureira. Após a morte de D. Marieta, António Madureira adaptou-o a casa-museu, transformando-o num “hino ao amor”. Possui uma diversificada coleção de pintura, arte-sacra, mobiliário, cerâmica, prataria e objetos diversos. Destaca-se a pintura, com obras de: Rivera, Diogo Teixeira, Gregório Lopes, Didacus Calvert, Josefa de Óbidos, Carlos Reis, Martinez Rúbio e José de Guimarães, entre outros. 

António Madureira deixo-nos este legado ímpar, que dedicou à sua mulher. Sendo natural de Silves, o Dr. Madureira fixou residência em Estarreja em 1936, quando foi nomeado Veterinário Municipal de Estarreja e Murtosa. Nestes dois concelhos se manteve por várias décadas, acumulando com os cargos de consultor da Nestlé e da fábrica de chocolates Favorita. Fundou em 1947 uma sociedade agrícola na Quinta do Marinheiro, de Egas Moniz, com o objetivo de ser uma exploração pecuária e de comércio de bovinos leiteiros. Posteriormente, esteve envolvido no projeto de Egas Moniz de fazer nascer na Quinta do Marinheiro uma “vacaria modelo”, num plano de cooperação com a Nestlé. O esboço biográfico do médico veterinário, da autoria de Delfim Bismarck, foi publicado na edição de 2012 da Revista Terras de Antuã – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja, em que António Madureira teve honras de capa nessa 6ª edição.

A Fundação Solheiro Madureira é administrada pelos municípios de Estarreja e Murtosa.  

www.fundacaomadureira.com