Empreendedorismo jovem chega mais longe

Campanha de crowdfunding a favor de projeto social na Cerciesta

Depois de terem vencido o Concurso de Ideias Jovem Empreendedor 2016, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, Natália e Tiago estão a dar os passos essenciais para a concretização do projeto de empreendedorismo social “SMOBILIZE-Viver com dignidade”. Em curso está uma campanha de crowdfunding para que a ideia que germinou em torno dos agriões tenha o adubo necessário para crescer na Cerciesta.

sexta, 13 de maio 2016

O projeto de empreendedorismo social “SMOBILIZE-Viver com dignidade”, da autoria de Natália Silva e Tiago Ferreira, de 17 e 18 anos, do Curso Técnico de Gestão da Escola Secundária de Estarreja, nasceu com o objetivo de ajudar a Cerci de Estarreja a fabricar e comercializar produtos alimentares a partir do agrião.

A participação na sessão sobre crowdfunding na Academia Empreendedora e o desenvolvimento da ideia no Bootcamp de Empreendedorismo – ações integradas no programa “Empreendedorismo na Escola” – facultou aos estudantes o conhecimento e mecanismos necessários para desenvolverem o seu projeto que acabou por vencer o concurso Jovem Empreendedor 2016, cujo prémio foi patrocinado pela Dow Portugal.

Sabor a Agrião

A mais-valia da ideia consiste na valorização do recurso natural que cresce em abundância na Quinta Pedagógica da instituição, em Salreu. “A criação deste negócio vai garantir algum nível de autossustentabilidade à Cerciesta”, consideram os promotores.

Denominada “Sabor a Agrião”, a campanha de crowdfunding agora lançada visa a angariação de fundos para aquisição de um fogão industrial que permita agilizar, nas instalações da Cerci de Estarreja, a confeção de diversas iguarias com agrião: pataniscas, rissóis, empadas, tartes, quiches e sopas. Com a implementação do projeto, pretende-se criar oportunidades a 6 utentes da instituição de fazerem parte integrante de um pequeno negócio social inclusivo, que visa não só a obtenção de receitas para a Cerci mas a criação de oportunidades de emprego para os utentes, permitindo diminuir a sua vulnerabilidade socioeconómica.

Trata-se de um exemplo paradigmático de um projeto de empreendedorismo social, iniciado pelos alunos, que envolve a Escola Secundária de Estarreja, uma IPSS e a comunidade. Gravado na Quinta Pedagógica, o anúncio promocional da campanha foi realizado pelo Cine Clube de Avanca. A angariação de fundos decorre até 6 de agosto e o objetivo é reunir um total de 3.500€.

“Empreendedorismo na Escola” é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Estarreja em parceria com o Agrupamento de Escolas de Estarreja e o Núcleo de Empreendedorismo da Escola Secundária. Foram promovidas quatro ações distintas: a Academia Empreendedora, o Bootcamp de Empreendedorismo, o Seminário de Empreendedorismo Jovem e o Concurso de Ideias Jovem Empreendedor, patrocinado pela Dow Portugal.