Câmara Municipal de Estarreja garante transporte de utentes de Canelas e Fermelã

Autarquia exige abertura de extensões de saúde

segunda, 30 de maio 2016

Com as extensões de Canelas e Fermelã de portas fechadas, a população destas localidades vê-se com grandes dificuldades em “aceder a cuidados de saúde primários”. Uma crítica da Câmara Municipal de Estarreja que aponta o dedo à “inércia” do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga e da Unidade de Saúde Familiar (USF) Terras de Antuã. A autarquia passa a assegurar o transporte periódico de utentes de Canelas e Fermelã para a USF Terras de Antuã, em Salreu, numa resposta articulada com os centros sociais e paroquiais de S. Tomé de Canelas e de S. Miguel de Fermelã.

A falta de medidas das entidades competentes para garantir o acesso dos Munícipes aos cuidados de saúde primários levou a Câmara Municipal de Estarreja a procurar soluções alternativas de forma a responder às reais e concretas necessidades dos munícipes de Canelas e Fermelã, criando sinergias locais e rentabilizando os recursos existentes na comunidade.

A autarquia refere dificuldades de marcação de consultas telefonicamente, impondo deslocações a Salreu simplesmente para marcar uma consulta, a diminuta, ou quase inexistente, oferta de uma rede de transportes públicos, assim como os baixos rendimentos e a falta de transporte próprio ou de uma rede familiar de apoio disponível à hora das consultas da maioria dos utentes idosos residentes em Canelas e Fermelã.

Perante a disponibilidade do Centro Social e Paroquial de S. Tomé de Canelas e do Centro Social e Paroquial de S. Miguel de Fermelã, foi estabelecido um protocolo de cooperação com vista à criação de uma resposta de transporte periódico de utentes de Canelas e Fermelã para a USF Terras de Antuã, em Salreu. O presidente da direção das duas instituições, Padre Júlio Franclim Pacheco, e o Presidente do Município, Diamantino Sabina, assinaram esta tarde, os respetivos acordos.

A Câmara Municipal compromete-se a comparticipar financeiramente este serviço prestado pelos Centros, que terá início já a partir do dia 1 de junho. O transporte é assegurado às terças e quintas com partida junto das instituições.

Câmara reitera exigência de reabertura dos postos de saúde

Esta medida da autarquia ocorre após inúmeras insistências, ao longo do tempo, do Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, junto do Diretor Executivo do ACeS do Baixo Vouga, do Coordenador da USF, do Presidente da ARS, e da Tutela, nomeadamente junto dos Secretários de Estado e Ministros da Saúde, do anterior e do atual Governo, para que o compromisso de abertura das extensões de Canelas e Fermelã seja efetivamente cumprido.

De facto, o ACES do Baixo Vouga, através da Unidade de Saúde Familiar Terras do Antuã - Salreu, desde há muito que não cumpre com o seu compromisso de colocar em funcionamento as extensões de saúde de Canelas e Fermelã.

Ainda no passado dia 4 de maio, Diamantino Sabina foi recebido pelo Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, a quem reiterou a exigência de reabertura das extensões de Canelas e Fermelã, garantindo a igualdade de acesso aos Cuidados de Saúde Primários a todos os Munícipes de Estarreja, e deixou bem claro que continuará a pugnar por este serviço de proximidade.

Resposta de transporte periódico

Canelas
- Serviço às terças e quintas-feiras
- Partida do Centro S. Tomé de Canelas (Largo do Campo da Cruz) às 9.30 horas
- Recolha na USF Salreu às 12.00 horas

As necessidades devem ser manifestadas através de uma inscrição, com uma antecedência mínima de 48h, pessoalmente, por via telefónica (234849912 e 963735359) ou por e-mail (centro.canelas@netvisao.pt)

Fermelã
- Serviço às terças e quintas-feiras
- Partida do Centro de S. Miguel de Fermelã (Rua do Lameiro) às 9.30 horas
- Recolha na USF Salreu às 12.00 horas

As necessidades devem ser manifestadas através de uma inscrição, com uma antecedência mínima de 48h, pessoalmente, por via telefónica (234914557 e 936541520) ou por e-mail (centrosocial.fermela@sapo.pt)

:: O transporte é assegurado ao longo de todo o ano, com exceção do mês de agosto.