Estarreja há 100 anos atrás

Mercado Antigo reproduziu vidas do século passado

segunda, 06 de junho 2016

Retratos dos costumes do tempo do “Mercado da Praça”, que se realizava na Praça Francisco Barbosa. No sábado e domingo, já imbuída no espírito das Festas de Santo António, da Cidade e do Município, Estarreja viajou no tempo até ao início do século passado revivendo usos, trajes, cantares e formas de estar representativas de uma época distante.

Namorar à janela foi uma das cenas representadas durante o desfile etnográfico do Mercado Antigo, em que os mais velhos se reviram. A troca de palavras enamoradas à distância e sempre sob vigilância mereceu o prémio de Melhor Encenação pelo Rancho Folclórico “As Tricaninhas do Antuã”.

O guarda da GNR, fielmente reproduzido por Alfredo Azevedo, conquistou o Melhor Traje. Já o prémio de Melhor Espaço de Venda foi atribuído ao Centro Paroquial de Social de Santa Marinha de Avanca, entre 80 postos de venda presentes neste mercado à moda antiga.

Este ano com dose reforçada já que se realizou pela primeira vez durante dois dias, o Mercado Antigo mobilizou centenas de participantes de Estarreja e de outros concelhos tais como Albergaria-a-Velha, Oliveira de Azeméis,  Murtosa, Sever do Vouga e Viseu, atraindo milhares de pessoas ao centro da cidade. A organização da Câmara Municipal de Estarreja conta com o empenho e colaboração das coletividades locais.

As Festas de Santo António de Estarreja prosseguem na quinta-feira à noite, no Parque Municipal do Antuã, com a abertura das Tasquinhas de Gastronomia Regional e com o concerto de Le Sextet à Claques. As festas vão transformar-se num baile interminável neste primeiro concerto do Festim’16. Os concertos de Miguel Araújo (sexta, 10 junho) e Richie Campbell (sábado, 11 junho) completam o cartaz.

As tradicionais festas são também o palco das Marchas Populares (dia 12), de exposições, animação e de várias atividades desportivas e das associações locais.

Programa completo | Brochura | Vídeos promocionais Concertos / Concerto Miguel Araújo