Enaltecer o valor dos Estarrejenses

quarta, 15 de junho 2016


Uma cerimónia feita de estarrejenses para estarrejenses. Pelo palco do Cine-Teatro Municipal passaram os que se têm notabilizado e levado bem longe o nome de Estarreja. A sessão solene do Dia do Município decorreu ontem à tarde tendo homenageado diversas personalidades de áreas como o desporto, a engenharia e a educação.

A lenda viva do ciclismo português Belmiro Pinto da Silva e o prestigiado engenheiro hidráulico Fernando Oliveira Lemos foram distinguidos com a Medalha de Mérito Municipal. Dois verdadeiros exemplos para a comunidade que o Município decidiu reconhecer com a sua distinção máxima.

“Eu quero ser alguém”

Belmiro Pinto da Silva nasceu a 16 de abril de 1954 em Válega, tornando-se Estarrejense de coração, pois cá reside e exerce a sua atividade profissional. Referindo “realidades da vida de cada atleta”, lembrou as suas origens humildes. “Nasci pobre”, situação agravada com a perda da mãe aos 12 anos de idade. Contudo, tão duros acontecimentos não lhe retiraram o ímpeto de sonhar e ambicionar: “Eu quero ser alguém, eu vou ser alguém eu vou levar o nome da minha terra longe e isso aconteceu. A força de vontade é esse desejo que eu deixo para os mais jovens, a força de vontade quando queremos ser alguém e vencermos. Juventude, não olheis para trás. Quando queremos, somos capazes”, declarou após ter recebido o galardão.

Começou aos 20 anos a sua carreira de ciclista que durou 12 anos, tendo conquistado até 1986, um vasto e importante palmarés no panorama do ciclismo nacional e internacional, tendo conquistado a Volta a Portugal em 1978, a Volta ao Minho, em 1981, e a Volta ao Algarve, em 1977, 1978, 1984. Foi homenageado, em 2006, como uma das maiores lendas vivas do Ciclismo Português nas comemorações dos 50 anos do ciclismo. Belmiro viveu no Dia do Município uma “hora de alegria e satisfação”, não esquecendo “todos aqueles que o ajudaram”.

Prestígio internacional

O estarrejense Fernando Oliveira Lemos contribuiu para o prestígio atingido pela engenharia hidráulica em Portugal. Nasceu em 18 de maio de 1931, em Salreu, e foi distinguido pelo Município pelo seu percurso profissional excecional como especialista em Estruturas Hidráulicas, Hidráulica Geral e Hidráulica Aplicada, que em 58 anos de atividade participou em estudos e projetos de mais de 150 aproveitamentos hidroelétricos, hidroagrícolas e de fins múltiplos, instalações industriais, e reabilitação de obras hidráulicas, em Portugal e no estrangeiro (com seis recordes mundiais).

No rol do seu prestigiante trabalho, podem-se destacar as hidroelétricas de Igarapava (1989/92), considerada um grande marco para a geração de energia no Brasil, e de Cahora-Bassa (1966/74) tida como o orgulho de Moçambique.

O seu familiar Aníbal Lemos recebeu a distinção em seu nome, transmitindo o agradecimento pela “distinção tão honrosa como imerecida. Que fiz eu?”, questionou o homenageado, dedicando a distinção aos seus pais, “à mãe-coragem que ao longo de mais 40 anos iluminou com a luz da instrução mais de 1500 pequenas almas e à atitude do meu pai em relação aos que foram seus alunos. Além de professor, foi vereador desta Câmara e por ela homenageado, sócio da Banda Visconde de Salreu, violinista e comendador da ordem da instrução”.

Aníbal Lemos acrescentou que o primo “faz parte de um geração que marcou fortemente a sua presença quer localmente quer através do mundo levando Estarreja consigo pelo que é altamente louvável o seu reconhecimento pelas novas gerações”.

Cerimónia consagra a unidade e a identidade municipal

Na sessão solene, foi ainda prestada homenagem a atletas e clubes que se sagraram campeões nacionais na época 2014/2015, num total de 43 títulos conquistados, aos 5 melhores alunos do ano letivo 2014/2015, e ao trabalhador da Câmara Municipal que se aposentou em 2015.

“Dias como este são imprescindíveis numa Terra como a nossa, em que todos os dias, temos pessoas que se destacam no panorama nacional e internacional nas mais distintas áreas, sem porventura, lhes ser reconhecido o devido mérito”, começou por salientar o Presidente da Assembleia Municipal de Estarreja, Gonçalo Sarmento e Costa, no discurso de abertura da tarde.

Aproveitou para destacar igualmente “o papel importante da Assembleia Municipal, assim como a Câmara, no desenvolvimento concelhio. Temos uma Assembleia pluripartidária que pelo diálogo e trabalhos constantes que resultaram na unanimidade com que aprovamos um novo regimento para Assembleia, permitindo uma maior democratização da mesma, através de pequenas medidas como, por exemplo, a possibilidade de intervenção do público nas assembleias extraordinárias ou a de realização de debates abertos à comunidade."

Crescimento económico do concelho

Depois de se ter referido aos “bons exemplos, de trabalho e dedicação” espelhados nos homenageados, o Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, salientou a evolução e o “salto qualitativo” de Estarreja, ao nível de “desenvolvimento económico e políticas fiscais, como na cultura e no desporto, nas políticas sociais, na educação, no melhoramento das nossas vias e expansão de infraestruturas.”

Em termos económicos, o Eco Parque Empresarial continua a constituir um excelente polo de “criação de emprego e de riqueza” e a contribuir para “fixar e aumentar a população. Estarreja mostra claramente essa vontade de crescer”. Prevê a criação, num prazo de 3 anos, “de pelo menos, 500 novos postos de trabalho em Estarreja, só no Eco Parque Empresarial. Repare-se que falo em investimentos garantidos. Todavia, podem surgir mais. Tendo em conta a procura que hoje temos, a probabilidade é muito grande!”

E especificou que desde o início do seu mandato, foram vendidos “21 lotes, numa área global de 206.605m2, o que corresponde a uma receita de capital na ordem dos 2 800.000,00€! Redundam estes investimentos em 5 novas empresas, numa área total de 177.355 m2, e a expansão de 5 outras, já lá localizadas, numa área total de 29.250m2.” Salientou os dois últimos grandes investimentos em curso no Eco Parque. “O grupo francês “Eurocast”, da indústria automóvel, que investirá em Estarreja 55 milhões de euros e criará 250 postos de trabalho e o Grupo Polivouga que, de imediato, investirá 20 milhões de euros e criará 100 postos de trabalho.”

Diamantino Sabina destacou ainda dos investimentos gerados no Concelho: de 12 milhões de euros da Lusiaves “na sua Unidade em Pardilhó, criando pelo menos mais 100 postos de trabalho”; da nova Plataforma Logística da Transportes J. Amaral; ou “do imponente edifício que está a nascer na entrada norte da cidade, que albergará 4 armazéns e criará também mais emprego”.

Sessão é também palco de talentos produzidos em Estarreja

Na abertura e encerramento da sessão deu-se igualmente espaço à prata da casa, enaltecendo mais uma vez os valores do concelho, com a atuação dos jovens músicos Miguel Ângelo Valente e Tomás Rafael Marques que integram a Big Band Estarrejazz, projeto formativo criado pela Câmara Municipal no âmbito do Festival de Jazz de Estarreja em 2012.

 

HOMENAGEADOS

COLABORADORES CÂMARA MUNICIPAL
Aposentação em 2015 - José da Silva

VOTOS DE LOUVOR MUNICIPAL – DESPORTO

PATINAGEM DE VELOCIDADE
EM REPRESENTAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA ARSENAL DE CANELAS
. Andreia da Silva Marques (cadete), Campeã Nacional de Pista 3.000 mts Estafeta Americana
. Ana Miguel Montenegro Oliveira (iniciada), Campeã Nacional de Pista 3.000 mts Estafeta Americana, Campeã Nacional Indoor
. Adriana Isabel Pereira Sousa (cadete), Campeã Nacional de Pista 3.000 mts Estafeta Americana
. João Pedro da Luz Afonso (iniciado), Campeão Nacional Estrada 500 mts Sprint; Campeão Nacional Pista 300 mts C/R; Campeão Nacional Estrada 200 mts C/R.

EM REPRESENTAÇÃO DO CLUBE CULTURAL E DESPORTIVO DE VEIROS
. Matilde Sofia Oliveira Ferreira (Benjamim), Campeã Nacional de Pista, Campeã Nacional de Estrada, Campeã Nacional de Indoor
. CLUBE CULTURAL E DESPORTIVO DE VEIROS (CCDV) Campeão Nacional De Indoor (em Infantis Masculinos) com os atletas: Duarte Santos; João Carlos Branco; João Pedro Santos e Ruben Matos.
. RICARDO RODRIGUES ESTEVES (sénior), em representação do Clube Desportivo da Escola Internacional do Algarve e a da Equipa Internacional Nobel Rollerskating: Campeão Nacional de Pista 300 mts C/R seniores, Campeão Nacional de Estrada 200 mts C/R, Campeão Nacional de Pista 3.000 mts Estafeta Americana

CANOAGEM
EM REPRESENTAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL E RECREATIVA SAAVEDRA GUEDES
. Maria Rei, Campeã Nacional de Maratonas em K1, Júnior; Campeã Nacional de Velocidade em K1, 500 mts; Campeã Nacional de Velocidade em K2, 500 mts; e Vencedora da Taça de Portugal de Maratonas em K1, Júnior
. Maria Santos, Campeã Nacional de Maratonas em C1; Campeã Nacional de Maratonas em C2; Campeã Nacional de Velocidade C1 200 metros; Campeã Nacional de Velocidade C2 200 metros.
. Sara Esteves, Campeã Nacional de Velocidade C2 200 metros, no escalão sénior
. Ana Brandão da Silva, cadete, Campeã Nacional de Velocidade em K2, 500 mts

ORIENTAÇÃO
EM REPRESENTAÇÃO DO CLUBE DE ORIENTAÇÃO DE ESTARREJA
. Armandino Cramez (escalão H70), Campeão Nacional de Sprint, Campeão Nacional de Distância Longa e Campeão Nacional de Distância Média em Orientação Pedestre;
. João Pedro Casal (H16), Campeão Nacional de Sprint; e Campeão Nacional de Distância Média_Orientação Pedestre
. Carmo Silva (D45), Campeã Nacional de Distância Média_Orientação Pedestre;
. José Grada (H75), Campeão Nacional de Sprint_Orientação Pedestre e Campeão Nacional de Distância Longa _Orientação Pedestre; Campeão Nacional de Distância Média_Orientação Pedestre;
. Daniel Catarino (H20) - Campeão Nacional de Distância Longa _Orientação Pedestre

. CLUBE DE ORIENTAÇÃO DE ESTARREJA, Campeão Nacional de Sprint de Orientação Pedestre em H16 (com os atletas João Pedro Casal; André Henriques e Ricardo Ferreira); em H 21 Elite (Rafael Miguel, Nelson Graça e Diogo Miguel); H65/H70 (Armandino Cramez, Coelho Santos e Gil Ruas); Campeão Nacional de Longa nos escalões H16 (João Pedro Casal; André Henriques e Tiago Figueiredo) e H65/H70 (Armandino Cramez, Coelho Santos e Gil Ruas); Campeão Nacional de Distância Média nos escalões H16 (João Pedro Casal; Ricardo Ferreira e Pedro Barbosa Silva), H20 (Daniel Catarino, Daniel Cruz e Rui Oliveira); D35/D40 (Mafalda Almeida, Isabel Gonçalves e Ana Casal) e H65/H70 (Armandino Cramez, Coelho Santos e Gil Ruas); Campeão Nacional de Estafetas em Juniores M (Daniel Cruz, Rui Oliveira e Daniel Catarino) e Veteranos M IV (Armandino Cramez, José Grada e Gil Ruas).

ANDEBOL
ESTARREJA ANDEBOL CLUBE
. Campeão Nacional da 3.ª Divisão com os seguintes atletas: Alexandre Rodrigues; João Santos; Roberto Silva; João Vilar; Fernando Vilar; Filipe Silva; Alberto Silva; Pedro Silva; Diogo Taboada; Sandro Gomes; Marco Resende; André Vieira; Vítor Valente; Filipe Ferreira; André Rego; Luís Cruz; Diogo Bastos; Rafael Almeida; Tiago Arrojado; Daniel Campos; Luís Tavares; Tiago Marreiros; Daniel Castro e Tomás Almeida, tendo como equipa técnico Manuel Oliveira, Luís Sousa, Inês Silva, Rui Silva, Joaquim Couto e Carlos Arrojado.

VOTOS DE LOUVOR AOS MELHORES ALUNOS

ANDRÉ DA SILVA NUNES HENRIQUES, melhor aluno do 9º ano do Agrupamento de Escolas de Estarreja
FRANCISCO GONZALEZ CARBALLO SANTOS CARVALHO, melhor aluno do 9º ano do Agrupamento de Escolas de Estarreja
JOÃO ANTÓNIO VALENTE CIRNE, melhor aluno do 9º ano do Agrupamento de Escolas de Pardilhó
GONÇALO NOUTEL FONTES FERREIRA BEZERRA, melhor aluno do 12º ano - Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias, do Agrupamento de Escolas de Estarreja
FRANCISCO DOS SANTOS MATOS, melhor aluno do 12º ano - Cursos Profissionais, do Agrupamento de Escolas de Estarreja