Câmara Municipal aprova Relatório de Gestão e Contas de 2002

segunda, 28 de abril 2003

A Câmara Municipal aprovou em reunião extraordinária o Relatório de Gestão e Contas referentes ao ano de 2002. Nestes documentos pode constatar-se que a rubrica “Despesas de Capital”, incluindo nesta a de “Investimentos”, atingiu o valor total de 12.240.878,22 euros que corresponde a um aumento de 54% relativamente ao ano anterior, ainda de gestão socialista. Os investimentos municipais, realizados nas 7 freguesias do Concelho de Estarreja foram superiores em 66% aos efectivamente realizados em 2001, ano de eleições, ultrapassando mesmo a soma dos realizados em 1999 e 2000. As áreas de maior intervenção da autarquia na rubrica de investimentos e que implicaram consequentemente um maior esforço financeiro foram: Saneamento com 51,36%, Cultura com 13,93%, Transportes Rodoviários 13,76% e Ensino com 5,70%. Quanto às despesas correntes verifica-se uma diminuição do seu peso no orçamento municipal. Em relação às despesas totais o seu valor corresponde a 36,5%, quando em 2001 correspondia a 45,3%. Esta diminuição vem confirmar o esforço deste executivo, que em equipa com os funcionários vem reforçando a Organização / Câmara reduzindo despesas, sobretudo as consideradas supérfluas ou inúteis tais como ajudas de custo, despesas de representação, etc. Este trabalho de grupo vem dando os seus frutos e permitindo reformar de uma forma eficaz e com resultados já palpáveis. No tocante ao Pessoal, nota-se a redução em 2002 de 13 funcionários, contrariando os aumentos verificados nos anos de gestão socialista ( por exemplo em 2000 e 2001 entraram 29 novos funcionários). Em relação a 2001 nas receitas correntes e de capital verificou-se também um aumento. Assim a arrecadação de receitas correntes cresceu 8,60% e a de receitas de capital 93,99%. O Relatório de Gestão de Contas será discutido na próxima Assembleia Municipal, a 29 de Abril.