Coimbra tem mais encanto com a Big Band Estarrejazz

Formação atua pelo 2º ano consecutivo no QuebraJazz

sexta, 01 de julho 2016

Mário Laginha, Trio Hot Club, Mingus Project, Big Band Estarrejazz (BBE). Já não é novidade, a BBE surge de novo em cartaz ao lado de músicos consagrados do universo jazzístico e integra a programação do Quebra Jazz 2016, atuando este sábado, dia 2 de julho, às 22h15, num dos espaços mais carismáticos do centro histórico de Coimbra, nas Escadas Quebra Costas.

Numa mostra do melhor jazz que se vai fazendo em Portugal, o Quebra Jazz coloca a cidade dos estudantes na lista dos locais preferidos para atuações dos melhores músicos nacionais e o projeto estarrejense volta a ser convocado para comparecer, acrescentando mais um ponto relevante ao seu currículo.

Composta por jovens músicos, a orquestra que nasceu em 2012 no âmbito da vertente formativa do Estarrejazz - Festival de Jazz de Estarreja tem crescido de forma consistente e assim cumprido os objetivos para a qual foi criada: “divulgar e desenvolver a música de jazz, apostar na formação de jovens músicos da região, mas essencialmente dotar o concelho de Estarreja de uma orquestra de jazz jovem com qualidade profissional”, nas palavras do diretor Pedro Moreira, Diretor Artístico e Pedagógico da BBE.

Recorde-se que ainda recentemente a BBE dividiu o palco com Luísa Sobral no Dia Internacional do Jazz no Cine-Teatro de Estarreja (30 abril), após uma entrega surpreendente na conceituada sala lisboeta Hot Club de Portugal (22 de março) e antecedendo mais um espetáculo em Coimbra integrado na Queima das Fitas (1 maio).

Mostrando-se num espaço de excelência para o jazz que se pauta por uma programação de grande qualidade, a BBE apresenta-se no segundo dia do festival de Coimbra que arranca esta noite com o Trio Hot Club.

[Big Band Estarrejazz]
João Mortágua | Saxofone Alto e Soprano e assistência aos ensaios
Pedro Moreira | direção musical
Paulo Bandeira | coordenação

Pedro Moreira desenvolve a sua atividade como saxofonista, compositor, maestro, arranjador e docente. Para além de liderar o seu próprio grupo, colabora com várias formações, compõe em estilos como jazz, big band, música de câmara e orquestra, e colabora frequentemente como arranjador e diretor musical em várias áreas. Faz igualmente direção de orquestra em diversos contextos, nas áreas de jazz e música erudita. Tem um Bachelor of Fine Arts em Jazz e música contemporânea, pela New School University e um Master of Music em composição, pelo Mannes College of Music, ambas de Nova Iorque, para além do curso de Formação Musical do Conservatório Nacional de Lisboa.