Aviso à população: tempo quente

Face à persistência de valores elevados de temperaturas máximas, o Aviso do Serviço Municipal da Proteção Civil mantém-se até às 21h desta segunda-feira.

sexta, 22 de julho 2016

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para vários distritos do país, entre os quais o de Aveiro, a persistência de valores elevados de temperaturas máximas, entre as 9h00 do dia 23/07/2016 e as 22h00 do dia 24/07/2016.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Estarreja alerta a população para as medidas de prevenção face às previsões meteorológicas para o fim de semana.

Medidas de prevenção aconselhadas à população:

1 - Previna a desidratação
- Beba líquidos com regularidade. Mesmo que não sinta sede, beba água ou sumos naturais com frequência
- Evite bebidas que aumentam a desidratação (gaseificadas, com cafeína, ricas em açúcar e quentes)

2 – Alimentação
- Faça refeições ligeiras, com pouca gordura ou condimentos
- Coma pouca quantidade de cada vez, mas várias vezes ao dia

3 – Vestuário
- Use roupas leves de algodão e cores claras
- Evite fibras sintéticas e cores escuras

4 – Em casa
- Durante o dia abra as janelas e mantenha as persianas fechadas para haver circulação de ar
- Durante a noite abra as janelas para que o ar circule e a casa arrefeça
- Se tiver o corpo muito quente tome banho em água tépida e não em água fria

5 – Na rua
- Proteja a cabeça com chapéu ou lenço
- Evite estar de pé muito tempo ao sol
- Se for à praia faça-o nas primeiras horas da manhã ou ao final do dia. Fique à sombra, use chapéu, óculos escuros e protetor solar

6 – Em viagem de automóvel
- Viagem nas horas de menos calor
- Evite percursos longos
- Ingira muitos líquidos
- Proteja-se do sol. Cubra as janelas com telas apropriadas para não dificultar a condução
- Não feche totalmente as janelas, a não ser que tenha o ar condicionado ligado. Redobre os cuidados com bebés, crianças e idosos
- Se transportar animais dê-lhes água e não os deixe fechados

7 – Previna incêndios florestais
- Não use fogo, não fume em espaço florestal
- Se for passear e fazer piquenique, leve a comida já confecionada
- Caso se depare com um incendio, dê o alerta e saia para local seguro.

Esteja atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt