Risco de incêndio previsto para o concelho de Estarreja continua elevado

Distrito de Aveiro continua a ser um dos mais fustigados pelos incêndios

A autarquia estarrejense apela à população para que tenha cuidados redobrados, promova uma vigilância máxima e evite comportamentos de risco.

terça, 09 de agosto 2016


A autarquia estarrejense apela à população para que tenha cuidados redobrados, promova uma vigilância máxima e evite comportamentos de risco.

Em Estarreja há prolongamento do estado de Alerta Especial Laranja durante os próximos dias. Devido à subida considerável de temperaturas, em especial da máxima, atingindo valores entre os 35ºC e os 42º C, na generalidade do território, o perigo de ocorrência, e propagação, de incêndio é real. Adicionalmente, o calor pode ter efeitos sobre a saúde, sobretudo nas populações mais vulneráveis, (crianças, idosos e doentes crónicos).

Recorde-se que o incêndio que começou no último domingo de manhã no limite dos concelhos de Estarreja, e Albergaria, levou ao corte da autoestrada 29, nos dois sentidos, tendo a circulação sido reaberta apenas ao final da tarde. As chamas foram combatidas por dezenas de bombeiros, apoiados por meios aéreos, revelou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Incêndios controlados mas perigo de reacendimento é real. Estar vigilante é fundamental.

No concelho de Estarreja e a esta hora, segundo dados fornecidos pelos Bombeiros Voluntários de Estarreja, os incêndios de Roxico- Fermelã e Espinhal- Canelas, nos quais arderam uma área significativa, e aproximada de 150 hectares, estão controlados, havendo no entanto perigo de reacendimento, pelo que estão no terreno 10 operacionais distribuídos por 4 carros.

De domingo e até hoje, terça-feira, os Bombeiros Voluntários de Estarreja destacaram 51 operacionais para o terreno distribuídos por 20 meios, carros, tendo ainda contado com a colaboração externa num total de 62 operacionais, 10 meios aéreos, ajuda de Bombeiros Privativos, GNR, Proteção Civil assim como populares que voluntariamente colaboraram disponibilizando cisternas e tratores.

+ INFO http://www.prociv.pt/pt-pt/paginas/aviso3.aspx