Jovens voluntários defendem floresta

Projeto promove valorização do território e forma verdadeiros agentes de proteção civil

São jovens, estudantes e durante este verão decidiram ser agentes de proteção civil! Os participantes na 10ª edição do projeto “Juntos pela floresta, todos contra o fogo no município de Estarreja", promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, estão no ativo para defender a área verde concelhia. E no terreno têm sido incansáveis.

quinta, 11 de agosto 2016

Dia após dia, de segunda a domingo, percorrem as áreas florestais do concelho de Estarreja com a missão de vigiar, proteger e limpar a floresta. O segundo grupo de voluntários, constituído por 12 jovens, está no terreno desde o dia 30 de julho.

Os primeiros dias de voluntariado puseram logo à prova a tenacidade destes jovens, que se viram surpreendidos com um incêndio na zona do Fojo, em Avanca. No último fim-de-semana com maior gravidade, os incêndios no sul do concelho destruíram uma área aproximada de 150 hectares. A atitude destes voluntários atestou a importância deste projeto para a vida da floresta, revelando que constituem mais uma peça fundamental na combate em defesa da mancha verde no concelho de Estarreja. Durante as ocorrências, prestaram auxílio aos bombeiros em tudo o que lhes era solicitado: informações sobre acessos, entrega de águas, informações à população… Apoiam ainda o trabalho dos soldados da paz com ações de vigilância no rescaldo do incêndio e nos dias seguintes, acautelando qualquer reacendimento.

Em pleno período crítico de incêndio florestal, estes jovens dedicam-se por inteiro à defesa da floresta desempenhando um conjunto de tarefas imprescindíveis: vigilância móvel em bicicleta, recolha de lixo, deteção e georreferenciação de lixeiras, inventariação e caracterização da rede viária florestal e a sensibilização à população em geral sobre a prevenção de incêndios florestais e ondas de calor, quais os cuidados a ter.

Os jovens têm a responsabilidade de alertar as entidades de proteção civil logo que detetem algum incidente, com o objetivo de contribuir para a redução da área ardida e do número de ocorrências no concelho.

Desde o início do projeto, a 15 de julho, estes voluntários recolheram mais de uma tonelada de lixo nas nossas florestas. Dedicando duas vezes por semana a esta tarefa, em média recolhem 300 kg de lixo por dia! O programa termina esta sexta-feira, dia 12 de agosto, numa sessão de encerramento marcada para as 14h30, na Biblioteca Municipal de Estarreja.

Ouça aqui os testemunhos dos jovens voluntários:

Os testemunhos dos Jovens Voluntários