Prolongamento de prazos do OPM 2016/2017

Tem alguma ideia que gostasse de ver implementada em Estarreja? Apresenta-a até 23 de outubro

A Câmara Municipal de Estarreja decidiu prolongar os prazos da edição 2016/2017 do OPM – Orçamento Participativo Municipal, com o objetivo de aumentar a adesão dos estarrejenses à iniciativa de participação pública. Com esta alteração, os munícipes podem apresentar as suas ideias até dia 23 de outubro.

quarta, 17 de agosto 2016

Optou-se pela adaptação das normas no que diz respeito às datas e fases do OPM de forma a intensificar as condições de participação, permitindo uma maior abrangência, com mais tempo para a submissão de propostas e consequentemente aumentando a participação dos cidadãos, que têm ao seu dispor uma ferramenta através da qual podem apresentar as ideias que gostariam de ver implementadas na sua freguesia ou no concelho.

O OPM disponibiliza ao cidadão o montante global de 100.000 € do Orçamento Municipal para inscrição dos projetos que a população considere prioritários para Estarreja, divididos entre duas categorias: municipal (50 mil€) e freguesias (10 mil€ por cada freguesia).

Com o novo calendário, a fase de recolha de propostas na plataforma do OPM decorre até 23 de outubro, seguindo-se a análise de propostas (24 a 28 de outubro). Na terceira fase, os estarrejenses voltam a ser chamados a participar neste processo para escolher os melhores projetos no período de votação: online de 14 a 20 de novembro e presencial a 25 de novembro nas Juntas de Freguesia.

A Câmara Municipal de Estarreja na prossecução dos princípios gerais da transparência, diálogo e participação e reconhecendo a importância da aproximação aos cidadãos, lançou o OPM, com o objetivo de aprofundar a ligação da autarquia com os seus munícipes, visando o envolvimento de todo o concelho, através da participação dos cidadãos nas políticas governativas locais.

O novo calendário do OPM 2016/17

• Recolha de propostas até 23 de outubro de 2016
  • Análise de propostas de 24 a 28 de outubro de 2016
  • Votação online de 14 a 20 de novembro de 2016