Marcha lenta de agricultores do distrito de Aveiro

Com o objetivo da regulação pública da produção em todos os países da União Europeia, os agricultores do distrito de Aveiro vão circular amanhã, em marcha lenta, pelo concelho de Estarreja, provocando condicionamentos no trânsito (previsivelmente entre as 11h30 e as 15h00). Adolfo Vidal, Vice-Presidente da Autarquia, receberá os responsáveis da Associação Portuguesa de Produtores de Leite e Carne (APPLC) no edifício dos Paços do Concelho, escutando os intuitos desta ação.

segunda, 22 de agosto 2016


No comunicado enviado ao Município, a APPLC esclarece que o protesto será acompanhado por tratores entre Válega e Estarreja e menciona que a produção nacional continua na "triste angústia enquanto os decisores políticos da União Europeia não tiverem vontade política para alterar a situação e atacar o problema de fundo".

A origem desta crise, segundo a associação, é a própria União Europeia que, ao acabar com as quotas de produção nacional nos países membros, provocou uma elevada baixa de preços na produção e consequente encerramento de pequenas, médias e grandes explorações. É neste sentido que a APPLC exige a "regulação pública da produção em todos os países do espaço da UE".

A APPLC ajusta esta marcha lenta como forma de "dar corpo ao descontentamento existente" e de "contestar o abuso de alguns que está a levar os produtores e produtoras à ruína".