Câmara repara estragos provocados pelas piores cheias das últimas décadas

A Câmara Municipal de Estarreja concluiu os trabalhos de reparação das margens do Rio Antuã e dos Esteiros de Canelas e Salreu, destruídos pelo mau tempo que assolou a região em fevereiro.

segunda, 22 de agosto 2016

No fim de semana de 13 e 14 de fevereiro de 2016, a intensa pluviosidade e a subida do nível das águas provocaram estragos profundos na zona do Baixo Vouga Lagunar, destruindo caminhos alguns de servidão agrícola e provocando rombos nas margens do Rio Antuã e dos Esteiros de Canelas e Salreu. A força da intempérie comprometeu terrenos agrícolas e os acessos aos mesmos. Na altura, o Vice-presidente da Câmara Municipal, Adolfo Vidal, afirmava não haver "registo nos últimos 50 anos de tal dimensão de cheia em Estarreja", quando ainda um mês antes em janeiro a zona havia sido assolada por fortes inundações.

Face à gravidade da situação e mais uma vez substituindo-se à administração central, a Câmara Municipal de Estarreja decidiu avançar para a realização de obras de reparação, com ações de reposição das margens e de arranjo dos caminhos, despendendo mais de 100.000 € nestes trabalhos e desta forma garantindo as condições de circulação e defesa dos campos.

Para a conclusão de todos os trabalhos de reparação falta apenas a intervenção de consolidação e reforço das margens do Antuã, no troço entre a ponte da REFER e a Seara, que será levada a cabo através da CIRA e do Fundo de proteção dos Recursos Hídricos.