Ainda pode participar nos Workshops ESTAU

Inscrições abertas!

quarta, 31 de agosto 2016


Vêm de vários pontos de Portugal, de Espanha, da Polónia, da Austrália, do Brasil, da Argentina e vão “invadir” Estarreja. Mais de uma dezena de artistas urbanos que, entre 10 e 18 de setembro, vão dar outra luz, vida e cor à cidade de Estarreja no decurso do Festival ESTAU.

O ESTAU – Estarreja Arte Urbana apresenta um programa arrojado que, para além das pinturas murais e instalações, conta com 4 workshops, 3 residências artísticas, 4 filmes, 2 conversas, 3 visitas guiadas; 4 espetáculos e muita música pelo circuito de arte urbana que abrange todo o centro da Cidade.

Não pode perder a oportunidade de aprender com os melhores em várias áreas e ter uma experiência diferente neste novo mundo da arte urbana. Ainda estão abertas as inscrições para os workshops de STENCIL, com o artista urbano Samina; LATA 65 – ARTE URBANA PARA IDOSOS, com os formadores Lara Seixo Rodrigues e o artista urbano ADRES; ILUSTRAÇÃO, orientado por Mariana Rio; e o Workshop LAND – Performance em tecido urbano.

A participação em todos os workshops é gratuita e limitada, mediante inscrição para info@mistakermaker.org




Informações detalhadas de todos os workshops


STENCIL
orientado por SAMINA

Local: Ciclo Criativo (antigo colégio)
Horário: 12 e 13 de setembro, entre as 14h30 e as 18h00

Formador: artista urbano SAMINA, que desenvolve o seu trabalho através desta técnica (ver biografia complete no Circuito de Arte Urbana).

Objetivos: pretende-se fornecer bases aos participantes no que respeita à técnica de corte de um stencil, salientando a sua importância no processo de um trabalho, que pode ser uma pintura, ou não.
Propõe-se uma mistura de técnicas e criatividade que permitirá ao participante conhecer todos os passos necessários para a realização de um trabalho artístico com stencil.

Metodologia: o workshop encontra-se estruturado por 3 (três) módulos, de distintas aprendizagens:
módulo 01 _ teórico, destinado ao reconhecimento do trabalho de artistas de renome mundial, que utilizam a técnica do stencil no seu trabalho, pretendendo realçar o potencial e possibilidades de trabalho e resultados desta simples técnica de trabalho ‘na rua’.
módulo 02 _ 1º fase do trabalho prático, aprendizagem da marcação de várias layers e corte dos moldes.
módulo 03 _ 2º fase do trabalho prático, colocação do stencil no suporte e pintura.

Público: estudantes e não estudantes, dos 14 aos 60 anos (no caso de participantes menores, deverá ser apresentada respetiva autorização pelos encarregados de educação).
Requisitos: roupa confortável e que se possa sujar.
Participação gratuita e limitada a 15 pessoas, mediante inscrição obrigatória: info@mistakermaker.org




Arte urbana para idosos – LATA 65

Local: Ciclo Criativo (antigo colégio) + parede a definir
Horário: 14 e 15 de setembro, entre as 14h30 e as 18h00

Formadores: Lara Seixo Rodrigues + artista urbano ADRES

Objetivos: o LATA 65 – workshop de Arte Urbana para idosos, surgiu como um desafio, de levar o interesse (demonstrado por esta faixa etária) pela Arte Urbana mais além, com vontades objetivas de:
- Provar que conceitos como envelhecimento ativo e solidariedade entre gerações fazem a cada dia mais sentido;
- Demonstrar que a arte urbana tem o poder de fomentar, promover e valorizar a democratização do acesso à arte contemporânea;
- Aproximar os menos jovens a uma forma de expressão artística habitualmente associada aos mais jovens;
- Demonstrar que a idade é só um número.

Metodologia: o workshop será ministrado num ambiente de trabalho descontraído e de participação ativa, tanto na transmissão de conteúdos teóricos como nas fases práticas do mesmo. Estas duas componentes, teoria e prática, assumem-se como obrigatórias a cada novo tema ou técnica de intervenção urbana em análise, para que se atinja um dos objetivos primários deste workshop, o reconhecimento ‘do que se vê nas ruas’ e como se faz.
O workshop encontra-se estruturado em 4 (quatro) módulos, que seguem naturalmente uma cronologia, que reflete igualmente o aparecimento e evolução do trabalho ‘na rua’:
módulo 01 _ enquadramento (teórico/visual) histórico do aparecimento do Graffiti (anos 70, E.U.A.) e sua evolução / derivação para Arte Urbana, que se assume hoje como uma das principais correntes artísticas do século XXI.
módulo 02 _ criação do tag (assinatura) e projeto de mesmo.
módulo 03 _ aprendizagem da técnica de stencil.
módulo 04 _ execução de pintura mural, tendo como suporte de desenho e pintura, o projeto de tag e os stencils criados anteriormente.

Público: jovens com mais de 65 anos (aceitam-se inscrições a partir dos 60 anos)
Requisitos: roupa confortável e que se possa sujar.
Participação gratuita e limitada a 15 pessoas, mediante inscrição: info@mistakermaker.org




ILUSTRAÇÃO PARA CRIANÇAS
orientado por MARIANA RIO

Local: Biblioteca Municipal de Estarreja
Horário: 17 de setembro, entre as 10h00 e as 12h00 e as 14h00 e as 16h00.

Formadora: Mariana Rio é ilustradora e designer de comunicação. Licenciada pela FBAUP em design, mora e trabalha no Porto desde 2008.
O seu trabalho obteve reconhecimento pela Feira do Livro Infantil de Bolonha, o Cj Picturebook Awards na Coreia e a revista americana 3x3, entre outros.

Objetivos: neste workshop vamos tomar a cidade de Estarreja como cenário para o desenlace de novas narrativas. Vamos criar histórias de ficção, que afinal têm um núcleo de verdade. Essas histórias podem ser contadas só com imagens. Essas imagens podem ser produzidas apenas com cartão, papel e sprays. Vem descobrir como!

Público: famílias, jovens, adultos (idade mínima – 5 anos)
Requisitos: roupa confortável e que se possa sujar.
Participação gratuita e limitada a 15 pessoas, mediante inscrição / + info sobre o workshop: info@mistakermaker.org




PERFORMANCE em tecido urbano – LAND

Local: Cine-Teatro de Estarreja
Horário: 10 a 16 de setembro, entre as 17h30 e as 21h00
Apresentação final: 18 setembro, 18h00

Formador: Bruno Humberto, Performer, encenador, compositor e músico

Objetivos: LAND é uma performance e um workshop/formação multidisciplinar que inclui práticas de composição de live-art performance, dança, teatro físico, escrita, som e movimento aplicados na criação de performances para lugares de identidade diversa. Neste exploram-se a relação entre arquitetura e meta-narrativas do lugar e o uso da Performance como linguagem responsável por novos estados temporários de diálogo no local público.

Metodologia: em LAND exploram-se metodologias e ferramentas de composição de performance, em que se dissecam por camadas as várias componentes de uma criação. Sintoniza-se o corpo para uma escrita no espaço, trabalhando-se aspetos de presença, ação, escrita e som, em sistema de composição coreográfica híbrida em que a dramaturgia da audiência em relação ao espaço e ao performer é explorada ao limite.
Este método de trabalho que ao longo dos anos foi testado em performances a solo ou em projetos colaborativos de teatro-dança, performance site-specific/urbana/paisagem natural, instalação, live-art performance, escrita e som para dança, é partilhado e cada participante é convidado a utilizar as ferramentas no seu próprio trabalho autoral.

Público em geral (> de 15 anos) apaixonado por dança, teatro, música, escrita, encenação, coreografia e composição com vontade de abraçar uma nova experiência e interesse em ampliar os seus conhecimentos através da improvisação nas linguagens multidisciplinares da performance, tendo como ponto de partida o corpo e o espaço.

Participação gratuita e limitada a 25 pessoas, mediante inscrição / + info sobre o workshop: info@mistakermaker.org

Nota: é obrigatória a participação no workshop para integrar a performance.